A Renault instalou no Complexo Industrial Ayrton Senna, em São José dos Pinhais (PR), estação de recarga para veículos elétricos que denominou Garagem Fotovoltaica.

Por meio de captação da energia solar, a estrutura permite gerar 8,67 MWh/ano, potência suficiente para a recarga de até 167 baterias de vários veículos, como o Zoe E-Tech, o que representa rodar até 60 mil quilômetros ao ano, deixando de emitir 1 tonelada de CO2 na atmosfera.

O projeto foi elaborado no Renault Lab da universidade da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), em parceria com as empresas ABR Energias, BRAFER, além do sistema FIEP.

“Essa é mais uma iniciativa da Renault do Brasil para reduzir a pegada de carbono, alinhada com a nova política de responsabilidade socioambiental apresentada pelo Renault Group”, resume em nota Ricardo Gondo, presidente da Renault do Brasil.

A iniciativa também prevê armazenamento de energia em baterias de segunda vida ou ainda geração de crédito com o envio do excedente para a rede, encaminhando viabilidade econômica e neutralidade em carbono.

“A parceria da indústria com a universidade é fundamental no processo de inovação. E a Garagem Fotovoltaica é mais um resultado alcançado neste tipo de união, uma ideia eficiente, inteligente e que reforça o nosso cuidado com o meio ambiente”, finaliza Antonio Fleischmann, vice-presidente de engenharia da Renault América Latina.

LEIA MAIS

→Renault inicia vendas do novo Zoe

→Renault participa de consórcio de reciclagem de baterias


Foto: Renault/Divulgação

Décio Costa
ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!