As vendas de automóveis na Europa nos primeiros quatro meses do ano acumularam mais de 4,1 milhões de unidades, volume 23,1% superior ao apurado no mesmo período do ano passado, quando chegou a 3,3 milhões de carro negociados.

Os números são da Acea, associação que reúne os fabricantes de veículos na região, apresentados na quarta-feira, 19, e se referem à soma dos mercados da União Europeia, Reino Unido e países da EFTA (Suíça, Noruega, Islândia e Liechtenstein).

Somente no mês passado, as entregas alcançaram pouco mais de 1 milhão de automóveis, desempenho que se comparado com abril do ano passado revela uma distorção de crescimento de 255%. A base muito baixa, perto de 300 mil unidades, foi resultante do impacto das medidas de restrição para contar o avanço da pandemia na ocasião.

No primeiro quadrimestre, os grupos Volkswagen, Stellantis e Renault responderam por 55,6% das vendas acumuladas. As vendas da fabricante alemã preservaram a sua liderança no continente, com participação de 25,5% ou quase 1,1 milhão de carros vendidos.

Depois de criada, a Stellantis começou a ameaçar até então confortável posição do Grupo Volkswagen. O desempenho das marcas da corporação recém-fundada proporcionou fatia de 21,7% das entregas no período ao acumular 893,3 mil unidades.

O Grupo Renault completou o pódio do ranking de vendas de automóveis ao contabilizar nos quatro primeiros 344,5 mil unidades negociadas, o que representou 8,4% do mercado europeu ao fim do período.

LEIA MAIS

→Automóveis a gasolina e a diesel perdem participação na Europa

→Mercado de automóveis europeu indica estabilidade no trimestre


Foto: Acea/Divulgação

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!