A TatraBras, representante da fabricante tcheca Tatra, apresentou a autoridades governamentais do Paraná, na sexta-feira, 18, no Palácio do Iguaçu, em Curitiba, dois caminhões da linha Phoenix, modelos definidos para estrear a operação na fábrica em construção em Ponta Grossa. A unidade fabril, a primeira fora da República Tcheca, recebe investimento de R$ 102,7 milhões e a estimativa é de gerar por volta de 300 empregos diretos até 2026.

A produção, incialmente em regime CKD, deverá começar a partir de setembro. De acordo com a Agência de Notícias do Paraná, no entanto, o investimento prevê incorporar na operação todas as etapas da fabricação, o que inclui motores e componentes. A programação estima produzir 100 unidades/ano e, gradualmente, crescer para tomar a capacidade instalada de 800 a 1 mil caminhões anuais.

A Tatra é uma marca tradicional de caminhões fora de estrada e uma das mais antigas do mundo, com 170 anos de história. A oferta no País será de configurações 6×6 e, futuramente, 8×8. Os veículos estarão voltados para atender os setores de mineração, construção, florestal e sucroalcooleiro.  Além do mercado brasileiro, a empresa tem planos de exportações para países da América do Sul e África. A expectativa da companhia para os próximos anos é superar R$ 500 milhões em negócios

“Existe uma demanda grande pelos modelos off-road no Brasil, que não circulam nas estradas e são utilizados por aqueles setores que exigem veículos de alta tração”, reforçou Rui Lemes, presidente da TatraBras, para a Agência de Notícias do Paraná.

As negociações da Tatra com o estado começaram há cerca de três anos e o protocolo de intenções assinado em setembro do ano passado. Além de benefícios de incentivos fiscais oferecidos por programa do estado, pesa na escolha por Ponta Grossa a presença da DAF, da qual a marca tcheca utiliza as cabines do caminhão CF, modelo recentemente lançado no País.

LEIA MAIS

→Tatra encaminha intenção de produzir caminhões no Paraná


Foto: José Fernando Ogura/Agência de Notícias do Paraná

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!