Mais uma vez a Hyundai revisa planos na área produtiva por causa da falta de semicondutores que atinge o setor mundialmente. Ao invés de retomar operações em três turnos na segunda-feira, 12, conforme projetado anteriormente, a montadora volta a operar o primeiro turno na quinta-feira, 15, e os outros dois só daqui a duas semanas, dia 26.

Devido à escassez de componentes eletrônicos, a fábrica de Piracicaba da Hyundai suspendeu o terceiro turno no final de maio e em meados de junho a paralisação acabou sendo total. A produção do HB20 e do Creta só será retomada e ainda assim de forma parcial daqui a dois dias.

Concorrente direto do Chevrolet Onix, o HB20 vinha ganhando espaço no mercado brasileiro desde abril, quando a General Motors suspendeu a produção da nova geração do seu hatch em Gravataí, RS. Desde então as operações na fábrica gaúcha estão suspensas e a previsão para a retomada das linhas por lá é só no dia 16 de agosto.

Também a Volkswagen chegou a suspender todas as suas operações no mês passado por causa da falta de semicondutores. A Anfavea estima que só no primeiro semestre do ano deixaram de ser produzidos no País entre 100 mil e 120 mil veículos por conta do desabastecimento de autopeças.

A consequência é o reduzido estoque de automóveis nos pátios das montadoras e nas redes de concessionárias, com filas de espera que chegam a 120 dias no caso da Fiat Strada.

LEIA MAIS

Fenabrave revisa para baixo projeção de venda de veículos leves

Falta de veículos provoca queda nas vendas em junho

Paralisação da GM em Gravataí vai chegar a 134 dias

Em junho, GM cai para o sétimo lugar e Hyundai é a terceira

No caso da Hyundai, as vendas cresceram cresceram 48% até junho, acima da média de alta do mercado, que ficou em 39% no segmento de automóveis e comerciais leves. No período, o HB20 assumiu a liderança no ranking dos carros mais vendidos no Brasil, com 45,4 mil licenciamentos, seguido do Fiat Argo, com 41,9 mil unidades comercializadas. O Onix, líder por cinco anos consecutivos, caiu para a terceira posição agora em 2021.


Foto: Divulgação/Hyundai

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!