A fim de atender frotas de empresas e serviços de carro compartilhado, a Wings desenvolveu uma nova versão do VAI, Vehicle Artificial Intelligence, que permite a interação com o veículo via aplicativo a partir de  comunicação 4G e bluetooth.

“Essa nova tecnologia é o componente que faltava no processo de comunicação remota com veículo para destravar a indústria de carro compartilhado”, comenta João Marcelo Barros, cofundador da Wings. “Estamos desde o final de 2019 desenvolvendo essa solução que, agora, atingiu um estágio maduro para comercialização. Com ela passamos a ter uma das mais completas soluções de carro conectado em nível mundial e, sem dúvida, a mais completa desenvolvida totalmente no Brasil”.

Além do recebimento de alertas e informações sobre o carro como já ocorria com a versão anterior, a nova  solução permite às empresas controlar a frota de maneira remota. É possível, por exemplo, identificar o locador e/ou usuário do veículo e validar autenticação, além de bloquear um carro específico e até mesmo permitir que o consumidor trave e destrave as portas e dê partida no motor por meio de aplicativo.

Anúncio

Segundo Barros, a tecnologia dá início a uma nova fase de comercialização do VAI. “Desde o ano passado estamos fortalecendo o nosso modelo de negócios B2B. Agora, além dos planos e soluções já existentes, abrimos também a possibilidade de soluções totalmente adaptáveis e customizáveis ao perfil e necessidades de cada empresa, com foco no compartilhamento de veículos, mercado que cresce exponencialmente no Brasil e no mundo”, destaca o executivo.

A nova solução, assim como as outras tecnologias de sistemas integrados do VAI, é fruto de uma cocriarão da Wings com o Cesar, Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife. 


Foto: Divulgação/Wings