A Dachser, empresa de serviços de logística, recebeu da Mercedes-Benz um dos primeiros modelos eActros, primeiro modelo 100% elétrico da marca produzido em série. A entrega mereceu cerimônia em Wörth am Rhein, cidade onde está localizada a maior unidade fabril da montadora, com participação da CEO da Mercedes-Benz Truck, Karin Rådström.

O eActros 300 entregue substitui protótipo em teste desde 2019 e é o primeiro de outros que a Dachser planeja adquirir da Mercedes-Benz como parte do compromisso estratégico de reduzir emissões em suas operações. Em uma primeira etapa, a empresa começa a colocar o plano em prática com o auxílio do caminhão elétrico pelo centro de Stuttgart, mas já traça expansão para outras onze regiões metropolitanas europeias.

“Também vemos algum potencial em sistemas de serviços de transporte regulares para o caminhão totalmente elétrico. Acreditamos que o veículo encontrará uma ampla gama de aplicações em logística sustentável de carga”, resume em nota Stefan Hohm, chefe da área de desenvolvimento e membro do Conselho de Administração da Dachser.

“A Dachser tem sido uma empresa parceira importante durante o desenvolvimento do eActros, desde o protótipo até o veículo de produção em série, e esperamos continuar nossa forte parceria rumo ao transporte com zero emissões”, completou Karin Rådström.

O modelo entregue tem peso bruto total de 19 toneladas em configuração 4×2 e equipado com três baterias com capacidade de 112 kWh cada, o que proporciona autonomia acima de 300 km – versão com quatro bateria chega até 400 km. Tem dois motores elétricos dispostos no eixo integrados a uma transmissão de duas velocidades. O conjunto gera potência máxima de 400 kW.

O eActros pode ser carregado com até 160 kW. Em uma estação de recarga rápida DC convencional com uma corrente de recarga de 400A, as três baterias demoram pouco mais de uma hora para recarregar de 20% da capacidade para 80%.

LEIA MAIS

→Mercedes-Benz já produz o eActros em série

→Mercedes-Benz apresenta o eActros, seu primeiro caminhão elétrico

→Mercedes-Benz inicia testes com o pesado eActros


Foto: Mercedes-Benz Truck/Divulgação

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!