Totalmente baseado no Nivus brasileiro, o SUV cupê Taigo foi apresentado pela Volkswagen na Alemanha nesta sexta-feira, 30. Esse é o primeiro modelo desenvolvido na América do Sul a ser fabricado e comercializado no mercado europeu. A unidade industrial do grupo responsável pela sua produção é a de Pamplona, na Espanha.

O design do modelo que agora está sendo lançado na Europa foi um trabalho conjunto dos irmãos José Carlos Pavone, chefe de design da Volkswagen SAM, e Marco Pavone, chefe de design exterior da empresa na Alemanha.

“Nós queríamos fazer algo completamente diferente. Algo que nenhum competidor tivesse oferecido e que a Volkswagen não tivesse feito antes neste segmento”, comenta José Carlos Pavone. “Nos inspiramos nos SUVs de segmentos superiores e estabelecemos uma democratização desta silhueta com uma pegada cupê em um segmento um pouco mais compacto”, completa o executivo.

Irmão gêmeo do José Carlos, o designer Marco trabalha em conjunto com todos os centros de design da VW no mundo. E com o Taigo não seria diferente: “Lembro da linha da coluna C, que foi prolongada por todo o contorno da traseira, dando um toque mais fluido, ousado e preciso”.

LEIA MAIS

Volkswagen lança o Nivus na Argentina esta semana

VW inicia pré-venda do Nivus, com preço a partir de R$ 85,9 mil

As medidas do novos modelo apresentado na Alemanha são idênticas às do Nivus: 4.266 mm de comprimento, 2.566 mm de distância entre os eixos, 1.494 mm de altura e 1.757 mm de largura. Seu porta-malas tem capacidade para 415 litros e os equipamentos de conforto e segurança também seguem a linha do modelos brasileiro, incluindo, dentre outros itens, o ACC (Controle Adaptativo de Cruzeiro), AEB (Frenagem Autônoma de Emergência), Alerta de Fadiga, ESC (controle de estabilidade), ASR (controle de tração) e XDS+ (bloqueio eletrônico do diferencial).

Na Europa, o Taigo também utilizará motores com a tecnologia TSI, assim como o Nivus nos países da América Latina.


Foto: Divulgação/VW

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!