A Meritor não tem do que reclamar do mercado de reposição no Brasil. Pelo contrário, o segmento, para o qual dispõe de 3 mil itens, só tem trazido boas notícias nos últimos cinco de seus 65 anos aqui. Sem citar valores, a empresa revela que as vendas cresceram 160% nos últimos cinco anos.

Até a comparação de 2020, quando o mundo passou a conviver com a pandemia da Covid-19, com 2019 mostra o vigor dos negócios  da divisão de aftermarket, ao registrar avanço de 34%. Este ano os gráficos continuam apontando para cima e a evolução após o primeiro semestre chegou a 63% ante os números de igual período do ano passado.

Gerson Backrany, gerente nacional de vendas do mercado de reposição da Meritor América do Sul, lembra que o índice de 2021 naturalmente reflete o volume reduzido de vendas da primeira metade de 2020, quando o setor automotivo foi fortemente afetado pelas medidas de isolamento social.

De qualquer forma, o executivo está otimista com potencial dos próximos meses.  “Acreditamos que o mercado se manterá em alta e prevemos crescer entre 25% e 30%”, arrisca o executivo, que interpreta que, indiretamente, a reposição tem sido favorecida pela pandemia e o ritmo ainda lento das linhas de produção frente a demanda global.

“Como há receio de faltar peças, os distribuidores estão preferindo reforçar os estoques e, assim, garantir o abastecimento futuro do mercado”.

Além da diversificação de produtos e linhas, a Backrany aponta como outro pilar para evolução do aftermarket, que responde por 7% a 8% do faturamento Meritor aqui, foi a readequação da estrutura comercial. Se em 2015 a empresa dispunha de duas centenas de distribuidores, agora são apenas 80, mas com 1.450 pontos de vendas esplhados por todo o País.

Essa rede responde por 75% do faturamento do aftermarket. Outros 18% são provenientes das exportações e ss 7% restantes envolvem entregas para as montadoras e aos concessionários de veículos.

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Foto: Divulgação

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