Uma nova gigante mundial do setor de autopeças está surgindo. A francesa Faurecia anunciou a compra de 60% da alemã Hella, além da disposição de lançar oferta pública para a aquisição das ações restantes. Juntas, calcula a Faurecia, as duas empresas se tornarão o sétimo maior fornecedor automotivo global.

Os atuais acionistas da Hella seguirão na empresa por meio de participação trocada que pode chegar a 9% da Faurecia, além de um assento n  conselho de administração. A conclusão da transação, entretanto, dependerá de aprovações de autoridades regulatórias e deve ocorrer somente no começo de 2022. Para ter a totalidade das ações, a Faurecia deve desembolsar € 6,7 bilhões.

A compra da Hella, que estava ainda na mira de outros grandes fornecedores de componentes, é um dos maiores negócios do setor automotivo europeu nos últimos anos. A aquisição dará origem a uma empresa com faturamento global da ordem de € 23 bilhões, com quadro de 150 mil funcionários.

“Esta combinação é uma oportunidade para criar um líder global em tecnologias automotivas. Ao combinar nossos portfólios de produtos e alcance de mercado, aceleraremos o crescimento lucrativo ”, afimou, por meio de nota, Patrick Koller, CEO da Faurecia.

Com a incorporação da Hella, a Faurecia terá quatro grandes unidades de negócio: mobilidade elétrica, ADAS e direção autônoma, cockpit do futuro e gerenciamento do valor do ciclo de vida.

LEIA MAIS

→ Venda de autopeças cresce 40% em 12 meses

→ Importações de autopeças dobram no primeiro semestre

O grupo combinado ampliará a oferta de sistemas para veículos elétricos (HEVs, PHEVs, BEVs e FCEVs), com base no portfólio de gerenciamento de energia da Hella, sensores e atuadores relacionados a BEVs, e sistema de hidrogênio da Faurecia, além de sistemas híbridos.

A atuação no segmento de ADAS e direção autônoma implicará na união da Faurecia Clarion Electronics com a Hella Electronics and Software para fornecimento de radares, direção elétrica, espelhos eletrônicos, sistema de estacionamento automatizado, dentre outros produtos e tecnologias.


Foto: Divulgação

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!