A chinesa Great Wall Motors Company é a nova dona da fábrica construída pela Mercedes-Benz em Iracemápolis, SP. A fabricante alemã confirmou a venda nesta quarta-feira, 18, revelando que o negócio envolve a compra do terreno de 1,2 milhão de m², juntamente com todos os prédios e os equipamentos de produção.

A notícia sobre a venda chegou a ser veiculada no começo de julho, mas até então nenhuma das partes tinha se manifestado oficialmente sobre o assunto. Sem revelar valores, a Mercedes-Benz afirma em nota que a decisão integra processo de transformação da companhia rumo à eletrificação e digitalização, que inclui a otimização de sua rede global de produção.

“Com a Great Wall Motors, encontramos um comprador que dará à fábrica de Iracemápolis e região uma nova perspectiva para o futuro”, diz Jörg Burzer, membro do Conselho de Administração da Mercedes-Benz AG, responsável pela gestão da cadeia de produção e abastecimento: “Com a transformação da companhia, estamos aumentando de forma sustentável a nossa eficiência produtiva”.

Inaugurada em 2016 para produzir o SUV GLA e o Classe A, a planta paulista foi fechada em dezembro passado. A baixa demanda local por modelos premium e os aumentos de custos gerados com a desvalorização do real frente ao dólar e euro teriam sido decisivos para a decisão da Mercedes-Benz de encerrar as operações na área de automóveis.

Até o fechamento deste texto, a Great Wall Motors não havia se pronunciado sobre a sua chegada no mercado brasileiro. Maior fabricante privado de veículos da China, o grupo atingiu vendas mundiais da ordem de 1,1 milhão de unidades no ano passado. Sua produção concentra-se principalmente em SUVs e picapes, os dois segmentos que mais crescem no Brasil.

LEIA MAIS

Great Wall comprou a fábrica da Mercedes de Iracemápolis, diz jornal

A Daimler AG, por sua vez, garante que a companhia continua comprometida com o Brasil, mantendo inalterados seus demais negócios locais, que incluem as unidades de São Bernardo do Campo (caminhões, chassis de ônibus e agregados) e Campinas (Peças e Serviços ao Cliente, Reman e Global Trainning), em São Paulo, além da planta de Juiz de Fora (cabinas de caminhões), em Minas Gerais.

“O Campo de Provas da Mercedes-Benz e o Centro de Testes, que está sendo construído em parceria com a Bosch, ambos em Iracemápolis, também não serão afetados”, complementa a nota. A empresa ressalta, por fim, que a rede de 50 concessionárias de automóveis premium da marca manterá suas operações normalmente, atendendo os clientes de todo País.


Foto: Divulgação/Mercedes-Benz

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!