A Volvo Bus lançou nova geração de ônibus rodoviário, evolução da linha até então oferecida. Denominados B420R+ e B450R+ chegam com aprimoramentos técnicos que se propõem a entregar mais economia, conforto, conectividade e segurança nas aplicações rodoviários de longas distâncias em configurações 6×2 ou 8×2.

No projeto, os produtos incorporam uma nova arquitetura eletrônica, o que promoveu atualização no módulo de gerenciamento do motor e introdução de versão mais evoluída da caixa I-Shift. Com as intervenções, os chassis passam a ter tecnologia de aceleração inteligente, recurso que dosa potência na medida certa de acordo com o peso do veículo e relevo da pista. De acordo com a fabricante, o novo conjunto promete economia de até 5% no consumo de combustível em relação à geração anterior.

Os chassis seguem com a oferta do pacote de Sistema de Segurança Ativa, recursos disponíveis para a linha rodoviárias desde 2019. Na prática, o veículo possui inteligência para frenagens autônomas, detectar objetos e preservar distância segura do veículo que vai à frente. Agora, com as novidades, o conjunto pode ser instalado em carrocerias com para-brisa bipartido, o que não era possível anteriormente.

Também na área de pós-venda, os novos chassis trazem melhorias com o programa de gestão Volvo Bus Connect. O aplicativo, gratuito, receveu novas funções que permite o operador acompanhar de maneira remota o desempenho de cada veículo, desde o consumo ao tempo de utilização da faixa verde.

Para a fabricante, os lançamentos surgem em momento de retomada do segmento de transporte rodoviário de passageiros. “O cenário é positivo com o avanço do Plano Nacional de Imunização”, observa Paulo Arabian, diretor Comercial da Volvo Bus para América Latina. “Com a pandemia o mercado pisou no freio, mas agora está mais otimista, embora ainda cauteloso.”

Além do aumento de pessoas vacinadas, o executivo aponta o turismo doméstico favorecido pela alta do dólar, a volta dos eventos e a expectativa de um verão quente como motores importantes neste início de retomada. “Durante a pandemia, muitos operadores tiveram de vender ônibus para redimensionar o negócio. Agora, sabe que pode perder receita se não tiver oferta”, avalia Arabian.

De qualquer maneira, ainda segmento de ônibus rodoviário enfrentará período de desafios. O diretor estima um mercado em torno de 500 emplacamentos em 2021, muito abaixo do que registrou até mesmo o ano passado, de pouco mais de 2 mil unidades. “O setor ainda terá dificuldades pela frente. Há um descompasso logístico que provoca desabastecimento de componente e atrasos nos encarroçamentos. Um ambiente que torna qualquer prognóstico arriscado”, pondera.

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Foto: Volvo Bus/Divulgação

Décio Costa
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