Os trabalhadores da Toyota de São Bernardo do Campo, SP, aprovaram proposta de reajuste salarial pela inflação integral, de 10,42%, negociada entre o Sindicatos dos Metalúrgicos do ABC e a direção da fábrica. Também foi incluída no Acordo Coletivo de Trabalho uma cláusula de preferência para contratação de trabalhadores vacinados a partir de janeiro de 2022.

Para avaliar os itens negociados, os metalúrgicos da montadora realizaram assembleias na manhã e na tarde da quarta-feira, 29. e 10,42%. Além da renovação de todas as cláusulas sociais vigentes, também houve a inclusão de um vale alimentação e o retorno da política de progressão salarial.

“A conquista do vale alimentação é muito significativa, pois se trata de um ganho real”, comenta o diretor administrativo dos Metalúrgicos do ABC, Wellington Messias Damasceno. “Diante do aumento do custo de vida, da alta nos alimentos, essa quantia vai aliviar um pouco o orçamento”.

O dirigente destacou ainda que a Toyota teve coerência durante as negociações, revisando os números propostos inicialmente a partir do seu planejamento de produção e venda. “A empresa valorizou o esforço dos trabalhadores, sobretudo no ano passado e em 2017. Assim, chegamos aos 10,42%, que é o INPC de 12 meses ”.

Wellington comentou, ainda, que as conversas com a direção da fábrica tem incluído também as formas de garantir o futuro da empresa em São Bernardo. “Queremos discutir o futuro desta planta, se será uma fábrica de componentes, quais componentes vamos produzir e quais investimentos vamos receber. Também queremos debater o que pode ser feito para garantir empregos e gerar novos postos de trabalho. As conversas são feitas sempre tendo em mente que uma grande empresa aqui fortalece e estimula outras a estarem ou virem para a nossa região”.

LEIA MAIS

Autopeças: metalúrgicos do ABC terão reajuste de 10,5%.

Segundo o Sindicato do ABC, a aprovação do acordo na Toyota encerra as negociações de campanha salarial com as montadoras neste ano. Há cerca de 20 dias os trabalhadores aprovaram o acordo na Scania e no caso da Volkswagen e Mercedes-Benz estão em vigência acertos de longa duração aprovados no ano passado.


Foto: Divulgação/SMABC/Adonis Guerra

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!