O Sindicato dos Metalúrgicos do ABC informou no final da tarde de sexta-feira, 15, que a partir de novembro a Volkswagen vai operar em apenas um turno na fábrica da Anchieta, em São Bernanardo do Campo, por causa da falta de semicondutores e outros componentes.

Consultada pelo AutoIndústria, a assessoria da montadora informou que “no momento” não confirma a informação. O sindicato, por sua vez, publicou vídeo do coordenador do CSE (Comitê Sindical) na Volkswagen, José Roberto Nogueira da Silva, em seu site, informando os trabalhadores da Volkswagen sobre o lay-off e também a suspensão do segundo turno.

“O momento é delicado e não é só uma peça (no caso os semicondutores) que está faltando. Há escassez também de outros componentes”, informou o dirigente sindical, revelando inclusive que já há 450 funcionários da empresa em lay-off no momento. “Precisamos ter habilidade para atravessar este período e vamos acompanhar passo a passo tudo que está acontecendo, cientes de que o futuro ainda é incerto”.

O problema com a falta de semicondutores é generalizada e todas as montadoras têm tentado contornar o problema, mas ninguém esta conseguindo operar dentro da normalidade. A Volkswagen, por exemplo, há concedeu férias coletivas para os empregados de Taubaté, no interior paulista, em seis diferentes períodos este ano. As últimas foram iniciadas em 27 de setembro e duraram dez dias.

LEIA MAIS

Honda abre PDV nas duas fábricas paulistas

Na Fiat, 1,8 mil trabalhadores entram em lay-off na segunda-feira

Volkswagen Taubaté em férias coletivas pela sexta vez no ano

A Honda anunciou nesta semana a abertura de PDV, Programa de Demissão Voluntárias, nas suas fábricas do interior paulista – Sorocaba e Imdaiatuba. Embora nesse caso haja uma questão pontual, que é a transferência de toda a produção de automóveis para o complexo de Indaiatuba, a empresa divulgou comunicado informando que os problemas com falta de componentes também pesaram na decisão.


Foto: Divulgação/VW

Alzira Rodrigues
ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!