A Volvo Construction Equipment, em parceria com siderúrgica sueca SSAB, apresentou a primeira máquina do mundo construída com aço produzido sem uso de energia de origem fóssil. O veículo, um transportador de carga para operações em mineradoras e pedreiras, é o primeiro de uma série de produtos-conceito de baixo impacto ambiental que as empresas planejam para 2022. Ainda no que vem, a fabricante inicia produção da novidade em pequena escala.

“Nossa ambição é usar aço livre de energia fóssil em todos os nossos produtos. Esta máquina é a prova de que realmente podemos progredir rapidamente quando trabalhamos em parcerias fortes”, diz em nota Melker Jernberg, presidente da Volvo CE.

“Ter o primeiro veículo do mundo feito sem o uso de energia de origem fóssil é um verdadeiro marco. Nossa colaboração com o Grupo Volvo mostra que a transição verde é possível e traz resultados”, completa Martin Lindqvist, presidente e CEO da SSAB.

O Grupo Volvo persegue neutralidade ambiental com o compromisso de eliminar emissão de gases de efeito estufa em toda a sua cadeia produtiva até 2040. O uso de aço produzido sem o uso de energia de origem fóssil estabelece um avanço fundamental, afinal, 70% do peso do caminhão – e proporção ainda maior nas máquinas – são provenientes de aço e ferro fundido.

LEIA MAIS

Volvo e SSAB se unem em prol do aço livre de combustíveis fósseis

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!