A importadora Tevx Motors apresentou nesta quinta-feira, 11, à Prefeitura de São Paulo e a operadores de transportes o ônibus elétrico urbano Azure A12BR. O veículo fabricado pela chinesa Higer Bus será submetido a testes para homologação e, caso aprovado,  importado já a partir do transcorrer do primeiro semestre de 2022.

A dúvida sobre a aprovação é mera precaução, uma vez  que o modelo apresentado foi montado obedecendo as demandas técnicas da SPTrans, órgão municipal responsável pelo transporte de passageiros na capital paulista. Os testes de rodagem devem ser concluídos nas próximas semanas.

A importação do ônibus urbano é apenas o passo inicial da parceria entre a importadora e a fabricante chinesa. Marcelo Barella, diretor geral da Higer Bus para América do Sul, revela que a empresa estuda nacionalizar peças e componentes a partir de 2023 e, numa segunda etapa, montar parcialmente os ônibus no Brasil.

“Nossos fornecedores têm fábricas aqui. Isso vai facilitar o acesso às peças para manutenção e baratear os custos”, afirma o executivo, que revelou disposição da Higer Bus de investir inicialmente US$ 10 milhões para a criação de infraestrutura de montagem no País.

“Há dois anos pesquisamos fábricas que tenham capacidade de produzir veículos elétricos adequados às necessidades do mercado nacional. A Higer Bus se mostrou um player que também pode adequar seu produto para que as peças de reposição sejam de marcas presentes no Brasil”, afirma Celso Antonio Barreto, sócio-diretor da Tevx.

LEIA MAIS

→ Scania e Grupo JCA irão testar ônibus rodoviário a gás

→ Mercado de ônibus custa a apresentar recuperação

A montadora chinesa exporta cerca de 30% da sua produção para mais de 120 países. Com faturamento da ordem de US$ 1,5 bilhão, tem capacidade para fabricar anualmente 35 mil ônibus e conta com fornecedores globais como ZF, Dana, Valeo, Bosch e Siemens, todos com operações no Brasil.

Entretanto, bem antes da montagem parcial local de ônibus elétricos, a parceria pretende trazer para o mercado brasileiro, já em janeiro de 2022, a versão de fretamento do Azure e, ainda no primeiro semestre, apresentar vans de carga e de passageiros.

O Azure urbano tem capacidade para 70 passageiros, ar condicionado e autonomia de 270 km. Suas baterias demandam 3 horas para alcançarem a plena carga.


Foto: Divulgação

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!