A BYD está agora “totalmente on” no Brasil. A fabricante chinesa, que monta ônibus elétricos em Campinas, SP, desde 2015 e no ano passado inaugurou linha de montagem de baterias em Manaus, AM, decidiu colocar o pé no acelerador das importações de seus automóveis de passeio.

O primeiro deles é o SUV elétrico de sete lugares Tan, cuja pré-venda começará em janeiro, mas que já pode ser conhecido em hotsite (www.bydtan.com.br) da marca a partir desta segunda-feira, 29.

O Tan será, na verdade, uma espécie de cartão de visitas desta que está sendo considerada por Tyler Li, presidente da operação brasileira, a segunda e mais importante etapa da empresa no País. Até hoje, carros da BYD no Brasil estiveram limitados a poucas unidades vendidas, todas para empresas e órgãos públicos, a maioria vans de trabalho.

Para o consumidor final, entretanto, estarão reservadas novidades infinitamente mais interessantes em 2022. Henrique Antunes, diretor de vendas, reafirma o lançamento no segundo trimestre do Han, sedã esportivo e, para um público muito maior, modelos híbridos plug-in no segundo semestre.

Se em cinco anos foram negociou perto de 250 automóveis, no ano que vem a BYD espera pelo menos o dobro desse número. “Em um cálculo conservador”, admite Antunes, que não antecipa ainda quais serão os plug-ins escolhidos para o mercado interno e que, assim como os demais elétricos, serão trazidos da matriz em Shenzhen.

Para atingir esse patamar de vendas, a BYD espera poder contar, até o fim de 2022, com pelo menos 35 concessionárias plenas – ou seja, instalações que contam com showrooms, oficinas e outros serviços – nos maiores mercados regiões.

 

A primeira delas será em São Paulo, pertencente à Eurobike, grupo conhecido por representar marcas premium, como BMW, Jaguar, Audi e Porsche. Segundo Adalberto Maluf, diretor de Marketing da BYD, será instalada em uma das mais conhecidas ruas de vendas de marcas de luxo.

O primeiro representante e seu futuro endereço denunciam o público-alvo que a marca perseguirá inicialmente com o Tan. De fato, em termos de tecnologia e conteúdos de série, o SUV não deixa nada a desejar aos elétricos dessas marcas, como o Audi E-Tron, Mercedes-Benz EQC400 ou o Volvo XC90, para ficar em uma lista reduzida.

A lista é para lá de extensa, com todos os recursos de assistência à direção, como piloto automático adaptativo combinado com manutenção e correção em faixa de rolagem, leitor de placas, sensores de movimento traseiro transversal, seis câmeras, gravação interna e externa de imagens, além de frenagem automática e comutação automática do farol alto.

Por dentro, requinte nos acabamentos com revestimentos em Alcântara e couro no painel, portas e bancos, ajustes elétricos e ventilação dos bancos. Destaque para o quadro de instrumentos configurável e especialmente para o enorme multimídia com tela de 15,6 polegadas giratória: um botão no volante permite escolher entre a posição horizontal e vertical.

Antunes não adianta o preço do Tan, que será revelado somente em janeiro. Admite, porém, que se situará entre R$ 400 mil a R$ 500 mil um Volvo XC90 – sai por R$ 560 mil e o MB EQC R$ 630 mil. Por essa faixa de preço, calcula o executivo, o Tan poderá concorrer até mesmo como versões topo do Toyota SW4 (R$ 420 mil) ou Chevrolet Trailblazer (R$ 380 mil).

LEIA MAIS

→ Primeiras unidades do BYD Han desembarcam no Brasil

→ BYD inicia oferta de furgão elétrico para cargas refrigeradas

Já estão encomendadas 200 unidades para o primeiro lote de importação de uma única versão, a Full Spec, que tem tração integral e dois motores elétricos que, combinados, desenvolvem 517 cavalos. O pode desse conjunto permite que o SUV de 2,5 toneladas acelere de 0 a 100 em 4,5 segundos.

O Tan, segundo a montadora, pode percorrer até 437 quilômetros no circuito combinado cidade-estrada. As baterias são do tipo Blade, estreitas, de fabricação da própria BYD. Recarregá-las integralmente pode levar 1h30 em um carregador DC ou até 15 horas com um plug AC residencial.


 

George Guimarães
Últimos posts por George Guimarães (exibir todos)
ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!