Orecesso de fim e começo de ano, histórico no setor automotivo brasileiro, começará mais cedo e terminará mais tarde para os trabalhadores da Volkswagen na virada de 2021 para 2022. Com a oferta reduzida de componentes dificultando o fluxo ideal das linhas de montagem, a montadora resolveu estender o período de férias coletivas de suas quatro plantas no Brasil.

Na média, as unidades permanecerão sem atividade por cerca de três semanas, confirmou nesta terça-feira, Pablo Di Si, presidente da Volkswagen Brasil e América Latina. A primeira fábrica a parar será São Bernardo do Campo, SP, a partir de 20 de dezembro. Os modelos Nivus e Polo, dentre outros, voltarão a ser fabricados só no dia 10 de janeiro.

Em 23 de dezembro serão interrompidas as atividades nas fábricas de motores de São Carlos e dos automóveis Gol e Voyage em Taubaté, SP.  A segunda retomará a produção no dia 18 de janeiro, oito dias depois de São Carlos. A planta de São José do Pinhais, PR, base produtiva do T-Cross, será a última a parar em 2021. As férias começam em 27 de dezembro e se encerram em 17 de janeiro.

“As fábricas já vinham operando em ritmo mais lento devido à falta de componentes”, lembra Di Si, que revelou que nas últimas semanas a Volkswagen também deixou de montar veículos que ficariam inacabados até depois da virada do ano.

Como no primeiro dia de 2022 começa a vigorar a fase L7 do programa de emissões Proconve, os veículos que atendem e são homologados dentro da etapa atual, L6, não poderiam ser concluídos em 2022. “Melhor então para a produção desses carros.”

LEIA MAIS

→ Falta de semicondutores gera problema na transição do Proconve


Foto: Divulgação

 

George Guimarães
ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!