Em seu primeiro dia como empresa independente na Bolsa de Valores de Frankfurt após cisão da Daimler AG, a Daimler Truck foi recebida pelos investidores. O pregão abriu com as ações ao preço de € 28, o que daria à empresa valor de mercado perto de € 24 bilhões. Os papéis, no entanto, chegaram a ser negociados a € 29,88.

Para a empresa é o marco mais importante da história da companhia após 125 anos como negócio de caminhão e ônibus do Grupo Daimler. “Hoje nós atingimos a linha de chegada. Trabalhamos muito para atingir o objetivo. Entretanto, este 10 de dezembro de 2021 representa, acima de tudo, exatamente o oposto, ou seja, a linha de partida. Porque agora as coisas estão realmente começando para a Daimler Truck. Agora estamos olhando para o futuro com coragem e confiança”, resumiu Martin Daum, presidente do Conselho de Administração da Daimler Truck.

A cisão foi anunciada no início do ano foi apresentada pelas empresas como oportunidade de desbloquear valor tanto para a Daimler Truck quanto para a proprietária de carros de passageiros e vans Mercedes-Benz.

“Estamos totalmente focados em fabricar os carros mais desejados do mundo e liderar o caminho em eletromobilidade e software veicular”, disse Ola Källenius, presidente do Conselho de Administração da Daimler AG e da Mercedes-Benz AG. “Ao mesmo tempo, a listagem da Daimler Truck transforma uma história de sucesso em duas. A reorganização histórica formando duas empresas “puras” visa libertar todo o potencial de ambas e criar o valor agregado decisivo para todos os envolvidos.”

A Daimler Truck estreia na Bolsa como uma das maiores fabricantes globais de veículos comerciais, com mais de 40 unidades de produção em todo o mundo e mais de 100 mil funcionários. Sob seu guarda-chuva estão as marcas BharatBenz, Freightliner, FUSO, Mercedes-Benz, Setra, Thomas Built Buses e Western Star.

A Daimler Truck tem como meta alcançar margens de lucro de dois dígitos até 2025, acima dos esperados 6 a 8% em 2021. Se realizada, a empresa priorizará o investimento em tecnologias futuras em vez de aumentar ainda mais os lucros. “O fato de sempre existirmos se deve a duas coisa: porque a empresa sempre ganhou dinheiro, e houve tempos difíceis, e, em segundo lugar, por sempre investimos no futuro”, disse Daum à Reuters.

A Daimler AG, que em breve será rebatizada de Mercedes-Benz AG, manteve 35% das ações da Daimler Truck, enquanto 65% foram ofertados. Os acionistas da Daimler receberam uma ação da Daimler Truck para cada duas ações da Daimler que possuíam.

Os próximos anos, a empresa colocará foco no desenvolvimento do transporte livre de emissões. Até 2030, a empresa estima que 60% de suas vendas serão de veículos elétricos a bateria e a hidrogênio.

LEIA MAIS

→Daimler Truck prepara a casa para se tornar independente

→Daimler Truck e Cummins encaminham parceria em motores

→Daimler Truck e Linde juntas para abastecimento de hidrogênio líquido


Foto: Daimler Truck/Divulgação

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!