Indústria

Menos de 20 mil veículos incompletos não se enquadram no Proconve L7

Informação foi divulgada pela Anfavea após polêmica em torno de portaria do Ibama

A Anfavea informou nesta sexta-feira, 7, que há menos de 20 mil veículos incompletos nos pátios das montadoras que serão entregues às concessionárias neste primeiro trimestre sem contemplar os novos limites de emissão do Proconve L7, que entrou em vigor em 1º de janeiro.

O assunto acabou gerando polêmica porque as montadoras deveriam encerrar a produção dos modelos que não se enquadram nas novas normas em 31 de dezembro, mas o Ibama deu mais três meses para a finalização dos carros que, por falta de compenentes, não tinham como sair das linhas de montagen ou dos pátios das fábricas.

“Foi um problema pontual provocado, principalmente, pela falta de semicondutores que vem afetando o setor mundialmente”, comentou o presidente da Anfavea, Luiz Carlos Moraes. “Por isso conversamos com os Ministérios da Economia, Meio Ambiente e da Casa Civil para solicitar essa prorrogação de três meses para que os veículos pudessem ser encaminhados para o varejo”.

O Ministério Público chegou a argumentar contra a medida, mas o Ibama acabou publicando instrução normativa no dia 29 de dezembro garantindo a entrega de tais carros até 31 de março. Nela, fica claro que a prorrogação é válida apenas para veículos cuja montagem foi iniciada até 31 de dezembro, “mas que, por motivo de força maior, não pôde ser finalizada em razão da não disponibilidade de componentes específicos’.

LEIA MAIS

Anfavea aposta em crescimento de 8,5% nas vendas internas

Montadoras aceleram produção em dezembro

“A instrução foi acorda com os três ministérios e o volume de carros incompletos que não atender a nova legislação de emissões é pequeno”, pontuou o presidente da Anfavea. “Não houve prorrogação da vigência da legislação antiga como chegou a ser cogitado. Apenas se chegou a uma solução para atender as dificuldades de abastecimento de peças que fogem do controle das montadoras”.


 

Compartilhar
Publicado por
Alzira Rodrigues

Notícias recentes

As marcas vencedoras do Selo Maior Valor de Revenda-Motos

Honda Sahara 300 é o modelo do segmento com menor desvalorização em 2026

% dias atrás

Importações de veículos crescem 12% no quadrimestre

Montadoras associadas da Anfavea respondem por 58% dos veículos trazidos de fora

% dias atrás

Montadoras brasileiras perdem espaço para as chinesas na Argentina

Enquanto as vendas de veículos no país vizinho caíram 5,7%, os embarques a partir do…

% dias atrás

Mercedes-Benz inicia novo capítulo na Argentina

Fabricante inaugura oficialmente o Complexo Industrial de Zárate

% dias atrás

“Novo alento ao setor de pesados”, diz Anfavea sobre Move Brasil 2

Igor Calvet aposta na reversão do quadro de queda na produção de caminhões, da ordem…

% dias atrás

Puxada pelo mercado interno, produção de veículos é 4,9% maior até abril

No mês passado, foram fabricadas 238,5 mil unidades

% dias atrás