AJAC começou a dispor ao mercado brasileiro o elétrico E-J7 com a proposta de fazer o consumidor refletir na hora de colocar na garagem um sedã de luxo com motor a combustão, em especial os alemães. Único 100% elétrico do segmento no mercado brasileiro, o modelo coloca foco no custo-benefício. Desembarca por aqui por R$ 264.900, preço semelhante ou até mesmo inferior ao de rivais que pretende incomodar.

A marca deixa claro as intenções ao comparar a nova oferta com o BMW 320i GP, atual líder de vendas no segmento negociado em torno de R$ 299.000. Destaca ainda vantagens que leva em termos de medidas e desempenho.

O chinês entrega mais potência e torque, 190 cv e 34,7 kgfm ante 184 cv e 30,6 kgfm do motor alemão. Depois, acelera mais rápido, fazendo de 0 a 100 km/h em 5,9 s enquanto a versão do Série 3 cumpre em 7s. Só não bate em velocidade máximas porque é limitado a 150 km/h para preservar a carga das baterias.

Entretanto, a maior reflexão que JAC propõe, além do uso livre de emissão de gases poluentes, está no custo de propriedade do carro. Com autonomia para 402 km com carga completa, o modelo consume, em média, 12,5 kWh por 100 km.

Pelas contas marca, que considera o custo médio atual da tarifa de energia de R$ 0,62, o consumidor irá pagar R$ 7,75 a cada 100 km rodados, o que representa R$ 30 a cada recarga completa. Ao passar a régua, o custo por quilômetro rodado é sete vezes menor se comparado a um modelo com motor a combustão.

“Além do custo/benefício, que será uma virtude óbvia a favor do JAC E-J7, aposto em outras duas grandezas para distingui-lo dos demais sedãs grandes do mercado nacional: a sofisticação do design e o desempenho”, resume em nota Sergio Habib, presidente do Grupo SHC e da JAC Motors Brasil.

O JAC E-J7 foi criado em estúdio de design da marca na Itália com contribuição da Volkswagen, dona de 50% da companhia chinesa. Adota um visual incomum dentre sedãs de luxo, com traseira fastback que, como resultado, proporciona linhas mais próximas de um cupê. Em versão única, o modelo entrega amplo pacote de equipamentos, além de acabamento sofisticado.

No interior predomina o revestimento de couro em dois tons (preto e marrom-escuro). A central multimídia se concentra em tela de 13 polegadas em posição vertical sensível ao toque e conexão aos aplicativos da Apple e Android, além de acesso a diversas funções do carro, caso do nível de assistência elétrica ao sistema de direção.

A cesta de equipamentos segue com programas eletrônicos de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, sensores de estacionamento, faróis de LED, ajuste elétrico do banco do motorista, recurso de partida sem chave, dentre outros itens de conveniência e conforto.

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Fotos: JAC/Divulgação

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