Com a aprovação final do governo chinês na semana passada, foi concluída a compra de 50% dos ativos da  JAC pela Volkswagen. A transação, anunciada no primeiro senestre, é um importante movimento da montadora alemã para acelerar o processo de eletrificação de sua produção mundial de veículos.

A JAC, no Brasil representada pelo Grupo SHC, é uma das empresas líderes em veículos elétricos na China e já  atuava com a VW em joint-venture  da qual a empresa alemã já controla 75%.

Com a aquisição recém-aprovada, a VW deve imprimir mais seu perfil nos veículos fabricados pela JAC no mercado chinês e que também seguem para outros países.

O Grupo SHC já apresentou aqui, por exemplo, a picape elétrica iEV330P, capaz de carregar 800 kg, o iEV40, versão elétrica do SUV pequeno T40, além de outros dois outros utilitários esportivos movidos a bateria.

As vendas, contudo, são ínfimas. De janeiro a outubro, aponta levantamento da Abeifa, somente 76 unidades dos quatro veículos foram negociadas, 52 somente do iEV40.

 LEIA MAIS

→ Volkswagen investirá € 150 bilhões globalmente em cinco anos

→ JAC inicia a importação da picape elétrica iEV 330P

 


Foto: Divulgação