A BMW confirmou nesta terça-feira, 15, a ampliação de sua linha de veículos eletrificados no Brasil. Em evento online do BMW Group na América Latina, Aksel Krieger, CEO e Presidente do BMW Group Brasil, anunciou o lançamento ainda no primeiro semestre do IX3, SUV compacto nascido exclusivamente elétrico.

O novo modelo, que teve 37,9 mil unidades negociadas globalmente em 2021, seu primeiro ano completo de vendas, será importado da Europa. O iX3 tem motor elétrico de 286 cv e, calcula a montadora, autonomia de até 460 km (ciclo WLTP). Com tração traseira, acelera de zero a 100 km/h em a 6,8 segundos.

Com o SUV, o grupo alemão, que ainda oferece no mercado brasileiro a marca Mini, terá cinco modelos movidos a bateria à venda aqui ainda em 2022. Além do iX3, estarão disponíveis iX, i4, i3 e Mini Cooper SE.

A eletrificação da linha de produtos leva em conta as projeções da BMW de que, até o fim da década, pelo menos a metade das vendas de carros premium no Brasil será de modelos elétricos.

Apesar dessa perspectiva e do que prefere chamar de “ofensiva elétrica” da marca em 2022, Krieger afirma que ainda não há qualquer possibilidade de um modelo elétrico ser ao menos montado na fábrica da empresa localizada em Araquari, SC.

LEIA MAIS

→ BMW “passeia” no mercado de automóveis premium

“Mas estamos sempre em estudos. Seguiremos com a introdução de modelos alimentados exclusivamente por baterias”, afirma o executivo, que admitiu também que avalia a importação do C04, um sofisticado scooter elétrico da BMW que pode atingir 120 km/h.

A BMW espera crescimento novamente de dois dígitos nas vendas brasileiras em 2022. No ano passado, negociou 14,5 mil automóveis, 16,8% a mais do que em 2020, e liderou com folga o segmento de veículos premium. Quase 2,7 mil unidades dispunham de motorizações híbridas ou elétricas, 162% a mais do que em 2020.


Foto: Divulgação

George Guimarães
ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!