O mercado de automóveis e comerciais leves novos continua fraco. Na primeira quinzena de fevereiro, foram negociadas apenas 66,5 mil unidades, resultado somente um pouco melhor do que o registrado em igual período de janeiro — o pior dos últimos 14 anos —, quando 61 mil veículos chegaram às ruas.

A média diária de vendas em fevereiro foi sofrível: 6.048 licenciamentos , queda expressiva de 19,3% em relação à primeira quinzena de fevereiro de 2021.

A Fiat vem se consolidando mais uma vez na liderança, mantendo  distância gigantesca para as concorrentes mais diretas. A marca italiana fechou a quinzena com 17,4 mil unidades,  que representam 26,2% de participação, quase o dobro da segunda colocada, a GM, que ficou com 14,7% e 9,8 mil emplacamentos.

O modelo mais vendido no período foi o Chevrolet Onix, embora a Fiat tenha colocado  três veículos entre os quatro mais vendidos: Strada em segundo, Argo em terceiro e Mobi em quarto lugar. O Hyundai HB20 ficou na quinta posição.

A Volkswagen, tradicionalmente uma das três primeiras no ranking das vendas internas, despencou para o quinto lugar na quinzena, com apenas 6, 2 mil veículos e fatia de 9,6%. Foi ultrapassada pela Toyota, que assumiu a terceira posição ao vender 7,5 mil unidades e conquistar 11,3% do mercado, e também pela Hyundai (6,4 mil veículos).

As marcas mais vendidas na quinzena:

 

Marca Unidades %
1 Fiat 17.429 26,2%
2 GM 9.779 14,7%
3 Toyota 7.517 11,3%
4 Hyundai 6.386 9,6%
5 Volkswagen 6.253 9,4%
6 Jeep 4.590 6,9%
7 Renault 3.592 5,4%
8 Caoa Chery 1.842 2,7%
9 Honda 1.729 2,6%
10 Nissan 1.522 2,3%

Foto: Divulgação

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