Embora no mês passado a indústria tenha enfrentado muitos afastamentos de trabalhadores devido a variante ômicron e dias úteis a menos em relação a janeiro, a produção de veículos pesados registrou saltos significativos nos volumes montados.

De acordo com os dados da Anfavea apresentados na terça-feira, 3, as fabricantes de caminhões produziram em fevereiro 11,3 mil unidades, alta de 20,4% sobre as 9,4 mil unidades anotadas em janeiro. Ante as 11,8 mil do mesmo mês do ano passado, no entanto, mostrou queda de 3,5%.

“A indústria chegou a registrar 17% de absenteísmo em janeiro. Em março devemos ter afastamentos próximos a zero em função do maior controle da pandemia, como também sem feriados, o que deverá impactar de maneira positiva a produção”, resumiu Luiz Carlos Moraes, presidente da Anfavea.

Com as atividades de fevereiro, a produção de caminhões acumulou 20,8 mil modelos, volume 1,2% maior na comparação com o produzido no primeiro bimestre de 2021, de 20,6 mil unidades.

Também a montagem de chassi para o transporte de passageiro esteve aquecida no mês passado. Saíram das linhas 1,9 mil unidades antes 1,3 mil em relação a janeiro, alta de 47,6%. Na comparação com fevereiro do ano passado, quando a produção registrou 1,5 mil chassis, outro crescimento, de 23,1%.

Segundo avaliou Gustavo Bonini, vice-presidente da Anfavea, começam a aparecer produção com mais representatividade a programação para as entregas do Caminho da Escola. “É um volume importante que, por enquanto, já representa por volta de 25% do total produzido de ônibus.”

No acumulado dos dois primeiros meses, a produção de chassis chegou perto de 3,3 mil unidades, volume 8,4% superior ao anotado um ano atrás, de 3 mil.

LEIA MAIS

→Produção de caminhões se sobressai no setor com alta de 7,5% em janeiro


Foto: VWCO/Divulgação

Décio Costa
ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!