Formada por três modelos, a nova família de geradores da Cummins chega ao mercado brasileiro com o motor eletrônico QSB7, de 6,7 cilindradadas e turboalimentado, uma evolução do antecessor Cummins 6C, mecânico de 8.3 litros.

“A substituição para o QSB7 permitiu entregar a mesma potência, com a vantagem de oferecer novos grupos geradores mais compactos, mais eficientes e, consequentemente, mais econômicos”, comenta Daiane Suzuki, gerente de projetos da empresa,

O novo motor é 11% mais leve e tem dimensão 14% menor. O QSB7 tem sistema de injeção de combustível XPI, que fornece maior pressão de injeção e, em consequência, uma queima eficiente para emissões limpas e economia de combustível otimizada.

Os três novos modelos são o C170D6E, C185D6E e C200D6E, de 60Hz, com respectivas potências de 170 kW, 185 kW e 208 kW. “Trata-se de um marco para os negócios de geração de energia no País e para a Cummins, com o propósito de trazer mais tecnologia para os clientes brasileiros, além da contribuições ao meio ambiente”, diz Paulo Nielsen, líder da Cummins Power Generation, unidade de geração de energia da Cummins para a América Latina.

A empresa destaca, ainda, que anova família de grupos geradores conta com índice de nacionalização e incentivos de vendas via Finame,t razendo a melhor densidade de potência da categoria de 200 kW, graças à adesão do motor QSB7.

Iniciado em fevereiro de 2020, o desenvolvimento do projeto demandou poucas alterações na linha de produção da Cummins, localizada em Guarulhos (SP). O novo motor garantiu redução de 56% das emissões de óxidos de nitrogênio (NOx) e hidrocarbonetos (HC), 69% do monóxido de carbono (CO) e 62,5% dos materiais particulados (MP) em comparação com a versão anterior.

LEIA MAIS

Cummins avança em tecnologias de hidrogênio

Cummins compra a Meritor por US$ 3,7 bilhões

Os novos modelos de grupos geradores Cummins C170D6E, C185D6E e C200D6E atendem aos requisitos de diferentes aplicações, como comerciais, indústrias, manufaturas, hospitais e datacenter, entre outras, em regimes de Emergência (Standby) e Prime (horários de ponta).

Além dos três modelos de potências de 60Hz, a Cummins também inicia a produção das versões C200D5E (160 kW), C220D5E (176 kW) e C180D5E (144 kW), todas de 50 Hz, visando a exportação aos países que operam com esta unidade de medida de frequência, tais como Argentina, Paraguai, Uruguai, Bolívia e Chile.


Foto: Divulgação/Cummins

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!