Tecnologia

Schaeffler já tem os sistemas dos carros que dirigiremos no futuro próximo

Ums deles, o E-Corner, combina no motores eletricos e elementos da suspensão em cada roda

A Schaeffler se ecaminha  para continuar como uma das mais importantes fornecedoras globais de sistemas e tecnologias e estar presente em boa parte  dos carros que chegarão às ruas no transcorrer  desta década ou até depois. E, afirma a empresa alemã nascida há cerca de oito décadas, com produtos “com potencial para revolucionar o mercado”.

Naturalmente, o atendimento aos carros elétricos e eletrificados ganha relevância nesses desenvolvimentos. Um deles é o E-Corner,  solução mecatrônica que combina componentes da propulsão e do chassi em um módulo composto pelo motor elétrico montado no cubo da roda, pela suspensão, incluindo as molas, e pelo atuador para a direção eletromecânica. Ou seja, todo sistema de direção integra um único conjunto, que demanda muito menos espaço.

E-Corner: motor elétrico e componentes de suspensão numa mesma torre e em cada roda.

A solução facilita muito o trabalho de quem pretende desenhar ou produzir um novo veículos, seja ele carro de passeio ou comercial. Como todos os componentes  da propulsão e do chassi agrupados numa mesma torre, o restante do veículo é praticamente uma plataforma plana livre, disponível para acomadação dos passageiros e da carga.

Os motoristas também ganham outro conforto. Com o E-Corner,  as rodas do veículo podem girar até 90 graus, característica que permite estacionar lateralmente, sem qualquer manobra outra manobra.

A Schaefller já tem desenvolvido ainda o Steer-by-wire, um produto que, enfatiza a empresa, mudará o modo como dirigimos. Já no mercado há dois anos com o nome comercial Space Drive, ele dispensa o volante circular, já que não dispõe de conexão mecânica do volante, acelerador, freio e embreagem. O veículo, assim, pode ser controlado por um joystick ou um volante com qualquer outro formato.

Outra vantagem do Space Drive é ser ergonomicamente adaptado ao ser humano, podendo ser ajustado de pessoa para pessoa.”Para a montadora, a inovação significa liberdade para configurar a direção onde quiser dentro do habitáculo”, lembra  a Schaeffler.

Masi rapídamente até, os carros também poderão dispor de sistemas elétrico de direçção nas rodas traseiras e que, na verdade, já é até oferecido em alguns países e segmentos, podendo chegar a produtos nacionais muito rapidamente, admite a empresa. A tecnologia possibilita fazer curvas em um raio menor, mais estabilidade e mais segurança nas ultrapassagens.

Outra novidade é a barra estabilizadora eletrônica. É uma tecnologia que dá mais segurança quando o veículo cai em um buraco ou trafega por via de piso irregular. Trata-se de uma barra metálica que conecta a suspensão direita à suspensão esquerda com sistema elétrico ativo e que consegue, de forma inteligente, amortecer as irregularidades de formas mais eficiente, como consequência aumenta a estabilidade, segurança e conforto dos ocupantes.

LEIA MAIS

→ Schaeffler já produz motores elétricos em massa na Alemanha

→ Schaeffler e Bosch juntas em sistema de direção de rodas traseiras


Foto: Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Kia vende 1 milhão de veículos no primeiro quadrimestre

Marca coreana tem 82% das vendas no exterior

% dias atrás

2024 promete ser ainda mais difícil para GM no Brasil

Montadora enfrenta problemas na produção e queda nas vendas em meio a mercado em ascensão

% dias atrás

Para por fim à greve, Renault propõe PPR de R$ 25 mil

Montadora entra com processo de dissídio coletivo e Justiça deve convocar reunião de mediação com…

% dias atrás

Mercedes-Benz eActros 600 vai para estrada em teste de longa distância

Iniciativa busca acumular dados e experiência em diferentes climas e topografias pouco antes da produção…

% dias atrás

Os estragos da “greve” do Ibama no mercado automotivo

Fiat tem 1,6 mil pedidos da Titano, mas só vendeu 43 em abril. Lançamentos da…

% dias atrás