Como parte de projeto de mobilidade em corredor viário entre as cidades alemãs de Aachen e Düsseldorf, a Ford contribui com testes de tecnologia que conecta os semáforos com os veículos. A ideia e melhorar a fluidez do trânsito, mas também garantir passagem livre para veículos de emergência com a eventual troca do sinal vermelho para o verde.

Além de evitar possíveis acidentes, diante da necessidade de ambulâncias, por exemplo, terem de furar o sinal vermelho, o sistema também promete reduzir congestionamentos. Isso porque, a tecnologia informa os outros veículos o tempo de abertura e fechamento dos semáforos.

Os testes ocorreram entre janeiro de 2020 e março deste ano em estrada com oito semáforos consecutivos, além de dois trechos com outros três. O veículo escolhido foi um Kuga em versão híbrida preparado especialmente para o projeto, atuando tanto como ambulância como veículo de passageiros.

Nas ocasiões nas quais simulava emergência, o sistema do veículo solicitava o sinal verde. Após a passagem pelo cruzamento, os semáforos voltavam ao funcionamento normal. Já nos testes de trânsito normal, o modelo recebia informações sobre os tempos de sinal verde/vermelho e, assim, adaptava a velocidade por meio do piloto automático adaptativo.

A comunicação entre os veículos e semáforos é feita pela tecnologia denominada C-V2X, plataforma unificada que conecta os veículos com a infraestrutura da estrada, outros veículos e usuários da via.

LEIA MAIS

→Novos passos na parceria VW e Ford rumo à eletrificação

→Ford construirá megafábricas de carros eletricos e baterias nos EUA

→Robotáxis da Ford começam a rodar em Miami este ano


Foto: Ford/Divulgação

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!