Em audiência de conciliação realizada no Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (TRT/SP) na sexta-feira, 8, a Justiça do Trabalho determinou a criação de uma mesa de negociação para debater se é viável ou não manter a fábrica da Toyota em São Bernardo do Campo, SP.

O Sindicato dos Metalúrgicos do ABC  pediu a audiência no TRT após a montadora entrar com uma ação contra as mobilizações dos trabalhadores que, na quarta-feira, 6, entregaram aviso de greve. A decisão judicial também assegurou que os protestos e manifestações ocorridos dos dias 6, 7 e 8 de abril não serão descontadas dos salários.

O retorno ao trabalho foi aprovado na manhã desta segunda-feira, 11, durante assembleia realizada nos portões das fábrica do ABC paulista. “Os trabalhadores seguiram a orientação da justiça, voltaram a trabalhar e entenderam a vitória desta primeira fase”, destaca o presidente do Sindicato do ABC, Moisés Selerges. “Queremos agora que nesta mesa de negociação tenhamos junto ao sindicato e a empresa a participação do município, do Estado e o acompanhamento da Justiça do Trabalho. Queremos sentar, conversar e desenvolver alternativas”, explicou o sindicalista.

Ainda nesta segunda-feira a direção do sindicato tem reuniões com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo e com o prefeito de São Bernardo, Orlando Morando. Os metalúrgicos criticam o fato de a Toyota ter decidido pelo fechamento da fábrica de São Bernardo sem qualquer contato prévio com os funcionários ou os dirigentes sindicais.

LEIA MAIS

Toyota encerrará produção de componentes em São Bernardo do Campo

Fechamento da fábrica da Toyota em SBC gera protestos

No comunicado emitido na semana passada, a montadora informa que os trabalhadores poderão optar por atransferir-se para as outras duas unidades industras da empresa, localizadas em Sorocaba e Indaiatuba, no interior paulista.

“A empresa se mostrou intransigente, não abrindo espaço para a negociação, diferente de todo o histórico que tem. Não pedimos nada demais. Só queremos discutir a viabilidade da empresa. O sindicato sempre buscou a negociação”, lembrou o diretor administrativo da entidad e e negociador na Toyota, Wellington Messias Damasceno.


Foto: Divulgação/Toyota

 

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!