Com a certificação da fábrica de São José dos Campos (SP), onde são produzidas as válvulas de motores para diferentes aplicações da indústria automotiva, além de máquinas agrícolas e de construção, motores estacionários e marítimos, a Eaton atingiu o marco de “Zero Resíduos para Aterro Sanitário” em todas as suas cinco plantas brasileiras. As demais são as de Caxias do Sul (RS) e as paulistas de Mogi Mirim, Porto Feliz e Valinhos.

Com base no compromisso das metas globais da multinacional, a fábrica de São José dos Campos desenvolveu um programa de redução, reutilização e reciclagem de resíduos, diminuindo o desperdício e incentivando melhorias no processos de produção. Com isso, 98% dos resíduos orgânicos  passaram a ser destinados de forma consciente, grande parte para usinas de compostagem.

LEIA MAIS

Mercedes-Benz premia projetos socioambientais da Eaton, Bosch, SKF e Michelin

Talita Chaves, técnica de Meio Ambiente da Eaton São José dos Campos, comenta que a iniciativa envolvendo o aterro zero também contribuiu para a menor geração de gases de efeito estufa, especialmente, o metano. A executiva também revela que cerca de 12 toneladas de resíduos por mês deixarão de serem destinados a terros sanitários.

Para Alexandre Moraes, diretor da unidade da Eaton de São José dos Campos, a conscientização e capacitação dos colaboradores é primordial para o alcance da meta: “Temos metas ousadas de sustentabilidade e estamos honrados em celebrar esse importante marco para a empresa. Está na nossa cultura fomentar projetos sustentáveis e incentivar nossos colaboradores a serem multiplicadores de ações ambientais”.


Foto: Divulgação/Eaton

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!