A Volkswagen está anunciando novo período de férias coletivas na fábrica de Taubaté, no interior paulista, por causa da falta de semicondutores, que continua prejudicando a produção mundial e local de veículos. A empresa informa que suspenderá um turno de produção por 20 dias, a partir de 8 de agosto.

De acordo com o Sindimetau, Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região, a medida afetará 800 trabalhadores. Em entrevista nesta terçaç-feira, 26, o presidente da Volkswagen América Latina, Pablo Di Si, admitiu que a montadora está sendo bastante afetada pelo desabastecimento de peças este ano, mas disse que o período mais crítico foi entre fevereiro e março.

“Fechamos julho com 16% de participação no mercado de automóveis e comerciais leves e este mês estamos cravando 17%. O market share é importante no contexto atual pois como o problema de desabastecimento de componentes afeta o setor como um todo, manter ou ampliar fatia nas vendas significa estar com menos dificuldades do que os concorrentes”, explicou Di Si.

LEIA MAIS

A defesa do etanol, o principal legado de Pablo Di Si

VW abre novas vagas e confirma mais um modelo em Taubaté

Volkswagen interrompe produção em Taubaté por falta de componentes

Em Taubaté, os trabalhadores da Volkswagen contam com um acordo coletivo que garante estabilidade nos empregos até 2025. A planta, que produz atualmente os veículos Gol e Voyage, está sendo preparada para iniciar um novo ciclo na plataforma modular MQB. O Polo Track será lançado em 2023 e um segundo novo veículo em 2025. O investimento integra um pacote de R$ 7 bilhões, previsto pela montadora para América Latina até 2026.

Foto: Divulgação/VW

Alzira Rodrigues
ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!