Diante da intenção da Mercedes-Benz de demitir 3,6 mil funcionários, dos quais 1,4 mil têm atualmente contrato temporário de trabalho, os metalúrgicos da fábrica da montadora em São Bernardo do Campo, no ABC paulista, aprovaram nesta quinta-feira, 8, a paralisação da produção local até a próxima semana.

A informação é do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, revelando a participação de cerca de 6 mil trabalhadores na assembleia realizada no início da tarde, assim como a realização de nova reunião de negociação com a direção da empresa na terça-feira, 13.

Em comunicado, a entidade diz que “o protesto aprovado nesta quinta-feira é uma resposta aos anúncios da empresa de não efetivar 1.400 trabalhadores em contratos e de demitir 2.200 trabalhadores das áreas de logística, manutenção, ferramentaria, laboratórios, fabricação de eixos e transmissões de caminhões médios”.

Também na parte da tarde, a Mercedes-Benz Caminhões e Ônibus divulgou nota oficial sobre o assunto, sem confirmar, no entanto, o número de demissões que poderá ocorrer a partir do seu projeto de terceirizar parte das operações e serviços da empresa:

“Mantendo nossa tradição de buscar soluções através do diálogo, estamos iniciando negociações com o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC para discutir as medidas do nosso plano de transformação das operações de Caminhões e Ônibus no Brasil que vão impactar nossos colaboradores”.

No mesmo comunicado, informa que a empresa manterá a todo momento o compromisso de transparência e respeito aos colaboradores e representação sindical, “tendo em vista a urgente necessidade de reestruturação de áreas e, consequentemente, a garantia de sustentabilidade dos negócios a longo prazo no País”.

Sem citar a palavra terceirização, comenta, ainda, ser importante ressaltar que a Mercedes-Benz buscará empresas fornecedoras, “as quais absorverão significativos volumes de negócios, em materiais e serviços – de preferência na região de São Paulo e do ABC, também em compromisso com a nossa comunidade local”.

Por fim, a montadora concluir que reforça intenção de fazer todos os esforços possíveis para que se atinja uma solução negociada, “sempre com transparência, respeito a todos os envolvidos e comprometimento com a sociedade”.


Foto: Divulgação/SMABC

Alzira Rodrigues
ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!