Aprodução da picape Ram no Brasil vai consolidar o Polo da Stellantis em Goiana, PE, como um complexo industrial multimarcas. O anúncio do novo produto coincide com a comemoração de 8 anos da planta pernambucana, onde hoje são fabricados os Jeep Renegade, Compass e Commander, além da Fiat Toro.

Já foram produzidos lá, desde 2015, mais de 1,4 milhão de veículos, dos quais cerca de 187 mil foram destinados a mercados latino-americanos como Argentina, México, Chile e Equador.

Operando atualmente em três turnos e empregando 14 mil colaboradores entre fábrica principal, parque de fornecedores e terceirizados, o Polo de Goiana já está pronto para produzir o primeiro modelo da marca Ram no País, que terá motor Hurricane 4 cilindros e propavelmente 262 cv.

Fonte ligada à empresa informa que não há necessidade de contratações para a produção de mais uma picape no complexo pernambucano: “Já está tudo pronto”. A Stellantis já adiantou qual será um dos motores da Ram brasileira, mas ainda não revelou outros detalhes técnicos, quantas versões serão e nem tampouco a data de início de produção.

LEIA MAIS

Ram brasileira terá motor Hurricane 4

Stellantis comemora liderança na América do Sul

São 18 fornecedores instalados dentro do perímetro da Stellantis. “É um verdadeiro case de sucesso avançarmos de um modelo para cinco em oito anos. Isso foi possível graças à eficiente combinação de mão de obra qualificada e investimentos em inovação e tecnologia”, comenta Jasson Azevedo, gerente da planta do Polo Automotivo.

Sobre a chegada da picape Ram, ele explica que a incoporação do produto na linha exigiu mais de 2 mil horas de análises virtuais entre processo e produto. “Foi necessária a implementação de projetos de otimização da área de logística para permitir a inclusão das peças específicas da picape, além da aplicação de robôs colaborativos integrados ao processo. Temos uma fábrica na vanguarda da tecnologia automotiva, que trabalha com uma única linha flexível onde são produzidos todos os modelos”, lembrou o gerente.


Foto: Divulgação/Stellantis

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!