AVolvo Trucks revela no IAA Transportation 2022 um novo eixo traseiro totalmente elétrico, avanço que pretende adicionar à sua oferta de caminhões elétricos. A solução permite adotar mais baterias no veículo ao integrar motores elétricos e transmissão no eixo traseiro, o que resulta em aumento da autonomia nas operações.

A fabricante entende que o novo eixo cria oportunidades para a disseminação da eletrificação no transporte de longas distâncias. Segundo a marca, em especial nos futuros caminhões a hidrogênio que a Volvo pretende lançar a partir da segunda metade desta década, o ganho de espaço com uso do eixo elétrico será útil para instalação de outros componentes.

“Este é um avanço para caminhões elétricos e um sinal claro de que haverá uma enorme demanda por carregadores rápidos públicos para caminhões pesados ​​em breve, principalmente ao longo de rodovias”, resume em nota Jessica Sandström, vice-presidente sênior global de produtos e sustentabilidade.

Atualmente a Volvo oferece seis modelos de caminhões elétricos para o mercado europeu. A estratégia da empresa na descarbonização do transporte segue três caminhos: baterias elétricas, células de combustível e motores a combustão acionados por combustíveis renováveis, como biogás, HVO e hidrogênio verde.

“Diferentes soluções técnicas são necessárias para enfrentar as mudanças climáticas, uma vez que a disponibilidade de infraestrutura de energia e combustível difere entre países e regiões, como também entre diferentes atribuições de transporte”, conclui Jessica Sandström.

LEIA MAIS

→Volvo começa a testar caminhão movido a hidrogênio


Foto: Volvo Trucks/Divulgação

Na cobertura do IAA Transportation, o AutoIndústria está junto com o Carbono Zero, grupo de jornalistas especializados em transporte comercial de carga e passageiros.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!