A Iveco reuniu na noite de quinta-feira, 3, em Belo Horizonte (MG), uma multidão de parceiros e clientes para festejar a chegada do S-Way. Afinal, como definiu Marcio Querichelli, presidente da Iveco para América Latina, em sua apresentação, “o caminhão é o mais tecnológico do portfólio.”  O modelo será a estrela da Fenatran 2022 e antecipa as novidades da fabricante para atender ao Proconve P8, a partir de janeiro de 2023.

O modelo chega com pretensões claras. Pelo porte, acabamento, recursos e capacidades, o S-Way reúne atributos para atrair olhares em faixa de atuação na qual rivais tradicionais do mercado de pesados se sobressaem em lista de mais vendidos.

Com o S-Way, a Iveco começa atender a um público transportador exigente, que cobra por desempenho, grande capacidade de carga e menores custos operacionais em rotas de longas distâncias rodoviárias. Além de suporte capaz de garantir disponibilidade e ferramentas de gestão.

Para colocar o S-Way em produção na fábrica de Sete Lagoas (MG), a Iveco investiu parte do R$ 1 bilhão para a região, anunciado no início de 2022, para o período de 2022-2025. O desenvolvimento, no entanto, demandou três anos, período no qual a engenharia utilizou 70 protótipos e rodou mais 2,5 milhões de quilômetros em testes. “Foi o pesado mais teste no mercado brasileiro, três vezes mais que o habitual”, contou Querichelli.

O resultado compôs uma linha de três versões com motores Cursor 13 da FPT com 450 cv, 480 cv e 540 cv nas configurações 4×2, 6×2 e 6×4, todos associados à caixa de transmissão Traxxon, da ZF. Os conjuntos, de acordo com a marca, chegam para entregar até 15% de economia de combustível se comparados à geração anterior de caminhões pesados da marca.

O S-Way ainda traz ainda recursos de segurança ativa semiautônoma do pacote conhecido como ADAS, no qual a inteligência eletrônica alerta e identifica faixa de rodagem e obstáculo, além de ser capaz de fazer frenagens até a imobilidade.

Na esteira do lançamento, a conectividade ganhou relevância com o Easy Way, aplicativo que permite controle sobre o veículo, bem como atualiza softwares embarcados, presta socorro em assistência técnica e ajuda o motorista a aproveitar todo o potencial do caminhão. A ferramenta ainda é associada a sala de controle de equipe de pós-venda da marca, o que garante ao transportador apoio na gestão da frota.

A oferta do S-Way dispõe de quatro pacotes, concebida de acordo com prioridades do transportador: Standard, Confort, Tech e Safety. Segundo a marca, porém, com o auxílio de 25 acessórios disponíveis, o S-Way permite até 1 mil combinações.

LEIA MAIS

→Iveco Hi-Way a gás pronto para rodar em clientes da Unidas

→Iveco caminha para seu recorde histórico no Brasil

→Iveco estima recorde em compras na região da América Latina


Fotos: Iveco/Divulgação

Décio Costa
ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!