Empresa

Goop, distribuidora da marca Takao, dobra faturamento nos últimos três anos

Empresa projeta continuidade de crescimento em 2023 ao colocar mais foco na capacitação do mecânico

A Goop, empresa distribuidora da marca de peças para motores Takao, apurou ao fim 2022 faturamento de R$ 227 milhões, valor 17% maior em relação ao exercício de 2021, mas que representou o dobro do consolidado há três anos.

De acordo como CEO André Niero, a empresa cresce com expansão da oferta. Somente no ano passado, a companhia ampliou o portfólio para o mercado de reposição com 300 lançamentos. Na prateleira consta uma família de 23 produtos, que reúne mais de 6,3 mil itens. “Temos capacidade para atender 95% da frota brasileira, cobertura para cerca de 1,2 mil motores.”

Dirigente conta que o mercado de reposição de motores fatura por volta de R$ 5,5 bilhões por ano. Do total, em torno de 50% representam componentes periféricos, enquanto a outra metade de peças internas, onde a Takao tem 10% de participação.

“A empresa nasceu para atuar forte na reposição para veículos importados e, hoje, o maior impulso tem vindo dos produtos nacionais”, destaca Niero.

No modelo de negócio da empresa, todas as peças são desenhadas internamente a partir das especificações técnicas do fabricante do produto original. O processo segue com produção em uma rede composta de 42 fábricas localizadas na Ásia.

“Os lançamentos são definidos em torno de dois anos depois de o veículo surgir no mercado, prazo que eventualmente o motor poderá começar a precisar de peças de reposição”, conta o CEO

Niero estima acumular mais um crescimento nas vendas em 2023, da ordem 20%. A perspectiva se sustenta na atenção que a empresa tem promovido ao principal cliente: o mecânico. Com objetivo de aprimorar as capacidades do reparador, a Takao colocou em campo projeto de profissionalização de longo prazo em parceria com o Senai. Três unidades já estão com curso em andamento.

Em paralelo, rotinas de visitas de equipes técnicas da empresa às oficinas levam informação e conhecimento. No ano passado, foram mais de 30 mil encontros. “Antes havia muito foco nas especificações técnicas, na peça. Hoje, nossa prioridade também é aplicador, afinal, é ele que nos ajuda a crescer.”

LEIA MAIS

Eduardo Castro assume diretoria comercial da Takao


Foto: Takao/Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Décio Costa

Notícias recentes

Trabalhadores rejeitam proposta da Renault em assembleia

Em dez dias, perda de produção ultrapassa 6,1 mil veículos. Montadora divulga principais itens da…

% dias atrás

Com as chuvas no Sul, mercado automotivo retrai em maio

Foram 81.395 emplacamentos na primeira quinzena, um recuo de 18% frente aos 96.206 do mesmo…

% dias atrás

Volvo coloca na prateleira de ofertas caminhões FH movidos a B100

Para atuar, no entanto, engenharia da fabricante precisa avaliar a operação a que se destina…

% dias atrás

MDIC ainda avalia cerca de 50 pedidos de habilitação ao Mover

Em evento na AEA, Margarete Gandini, do MDIC, comemora a alta receptividade ao novo programa…

% dias atrás

VW ainda tenta evitar a concessão de férias coletivas semana que vem

Ciro Possobom informa que a decisão, eventualmente necessária devido às chuvas no Sul, será tomada…

% dias atrás