A Mercedes-Benz está comemorando mais um avanço da marca rumo ao carro 100% autônomo. A montadora alemã foi a primeira do setor automotivo a obter certificação SAE Nível 3 para uso do seu sistema – o Drive Pilot – nos Estados Unidos, mais especificamente em Nevada, que garantiu a sua conformidade com os regulamentos locais.

Ele estará disponível para os modelos Classe S e EQS Sedan até dezembro próximo e a intenção da Mercedes-Benz é expandir a sua oferta para a California ainda neste ano. O Drive Pilot foi liberado inicialmente na Alemanha em maio do ano passado e desde então a empresa busca sua aprovação em outros mercados para garantir sua internacionalização.

Segundo comunicado divulgado nesta sexta-feira, 27, o sistema agora aprovado nos EUA baseia-se nos sensores surround do Pacote de Assistência à Condução e inclui sensores adicionais, dentre os quais o Lidar (detecção de luz e alcance), bem como um sensor de umidade na roda, uma câmera na janela traseira e microfones para detectar veículos de emergência.

LEIA MAIS

Honda vai vender carro autônomo nível 3 no Japão em março

Em prol do carro autônomo, Cruise e GM se unem à Microsoft

“O Drive Pilot também possui atuadores redundantes de direção e frenagem e um sistema elétrico integrado redundante, de modo que permanece manobrável mesmo se um desses sistemas falhar. Se ainda assim o condutor não conseguir retomar o controle do veículo, o sistema freia até a parada de maneira controlada do automóvel enquanto aciona as luzes de emergência.

“Assim que parar, o sistema de chamada de emergência é ativado e as portas são destravadas para tornar o interior acessível aos socorristas”, destaca a nota da Mercedes-Benz .


Foto: Divulgação/Mercedes-Benz

 

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!