A Volkswagen Caminhões e Ônibus revelou seu primeiro protótipo de ônibus 100% elétrico. A fabricante de Resende (RJ) aproveita a experiência pioneira de desenvolvimento e produção de caminhão elétrico no País e inicia testes com expectativa de ter o produto para o mercado no ano que vem.

“Nossa visão de futuro é o elétrico, mas o desafio de viabilizar o ônibus do ponto de vista econômico. Não adianta ter o produto e não ser viável para o cliente. Ele não vai comprar”, observa Ricardo Alouche, vice-presidente de vendas, marketing e pós-venda da VWCO.”

O ônibus elétrico apresentado foi configurado conforme o padrão para a cidade de São Paulo, com carroceria da Caio. A montadora prefere não revelar especificações técnicas, mas adianta que terá plataforma modular e aproveitará o consórcio de empresas fornecedores já constituído, aos moldes do concebido para o lançamento do caminhão elétrico e-Delivery.

Nova linha de chassi Euro

O ônibus elétrico anunciado aproveitou evento de apresentação da linha de chassi Volksbus Euro 6. Com a adequação à nova fase de controle de emissão veicular, a fabricante atualizou a gama com oito modelos, conjunto que permite até 50 variações a fim de atender variadas aplicações.

Além também de ter proporcionado aumento na capacidade de carga em todas as categorias da gama, a promessa da fabricante ainda é de entregar até 5% de economia no consumo em relação à geração anterior.

Dentre os destaques na linha, a montadora desenvolveu um chassi rodoviário em plataforma modular, o 18.320 SH, que torna o módulo traseiro comum às diversas aplicações.

“O produto reduz complexidade de encarroçamento seja com piso alto ou baixo, como também a manutenção para o cliente com peças comuns para frotas mistas: rodoviárias, urbanas e de fretamento”, observa Rodrigo Chaves, vice-presidente de engenharia da VWCO.

Caixa automática inédita de oito marchas

A linha de chassi Euro 6 da marca também introduz oferta de nova caixa de transmissão automática de oito marchas (de série no rodoviário 18.320 SH). Chamado de PowerLine, o componente foi concebido em parceria com a ZF e surge como solução exclusiva da marca, além de inédita no segmento de ônibus no País. Segundo Chaves, a caixa ainda é importada, mas a ZF encaminha localização em Sorocaba (SP).

“A caixa aumenta a durabilidade, faz trocas suaves pelo melhor aproveitamento das faixas de trabalho e permite padronizar consumo da frota entre os motoristas”, garante o vice-presidente de engenharia.

Além do pós-tratamento de emissão

Na nova gama, a montadora tratou de não só adequar os produtos à legislação ambiental, mas também de acrescentar itens que se traduzem em segurança e rentabilidade.

Toda linha passa a ter de série pacote de segurança ativa com controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa e dispositivo que impede deslocamento do veículo casos as portas não estejam fechadas. Um novo sistema de interface com o motorista ainda contribui com condução mais eficiente em tempo real, com dicas pelo painel e possibilidade de gerar relatórios.

Embora com preços reajustados entre 15% e 20%, em especial devido à necessidade de novas tecnologias de tratamento de emissão, Ricardo Alouche, vice-presidente de vendas, marketing e pós-venda da VWCO, tem convicção de que o cliente perceberá valor. “O operador certamente irá rentabilizar o investimento inicial.”

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Fotos: VWCO/Divulgação

Décio Costa
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