Na presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e vários ministros de Estado, a presidente da Eletra, Milena Romano, abriu a cerimônia da inauguração oficial da fábrica de ônibus elétricos localizada no bairro Pauliceia, em São Bernardo do Campo, no ABC paulista.

Em seu discurso, confirmou investimento de R$ 150 milhões em seis novos modelos que estão chegando no mercado brasileiro e também serão destinados à exportação.

“Somos uma empresa 100% brasileira, focada no transporte limpo e sustentável. Operamos a partir de parcerias estratégicas e com a nova fábrica vamos produzir 1,8 mil ônibus por ano, volume que pode ser ampliado em 50% com a adoção de mais um turno de trabalho”.

A executiva lembrou que nos últimos 20 anos o Brasil perdeu autonomia no campo de ônibus elétricos, cedendo espaço para os chineses. “Estamos revertendo esse quadro e já exportamos elétricos brasileiros para outros países da América do Sul, com planos de incrementar ainda mais a atuação lá fora”.

O presidente Lula destacou a importância da empresária Maria Beatriz, de São Bernardo, uma das fundadoras da empresa, também presente no evento. Em seu discurso, o presidente da República falou do programa Caminho da Escola, que será retomado para renovar frota já envelhecida, e lembrou que a indústria automotiva chegou a representar, no passado, 23% do PIB industrial.

“Hoje a indústria brasileira representa apenas 11% do PIB. Empresas, como a Metal Leve, foram vendidas para grupo de fora e muitas fecharam. Em 1980 o Brasil tinha mais força industrial que a China, quadro que foi revertido. Chegamos a ser a sexta maior economia do mundo e hoje ocupamos a 12ª posição”.

LEIA MAIS

President Lula will inaugurate Eletra’s plant in São Bernardo

Anfavea debate o futuro da eletrificacão no Brasil

Anfavea defende prazo de 12 meses para os incentivos ao popular

Apesar de haver alguma expectativa quanto a novidades relativas ao projeto do carro de entrada mais acessível, chamado de popular, nada foi comentado no evento, que também teve a participação do ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, e do .vice-presidente e titular do MDIC, Geraldo Alckmin, entre outras autoridades.

Nova fábrica em SBC

A nova área da Eletra tem área total de 27 mil m², com capacidade para fabricar 150 ônibus/mês. A linha de produtos contempla seis ônibus, sendo cinco novos modelos do e-Bus e mais o e-Trol, “desenhados para atender às características topográficas e urbanas de qualquer cidade brasileira”.

Todos eles são feitos no Brasil, inclusive as baterias, com tecnologia 100% nacional. “Nossa meta é nos posicionar no mercado como a maior e mais versátil montadora de ônibus elétricos da América Latina”, destaca a presidente da empresa, nascida em São Bernardo em 1999.


 

Alzira Rodrigues
ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!