Há quase dois anos em operações reais, o e-Delivery, caminhão 100 % elétrico em desenvolvimento pela Volkswagen Caminhões e Ônibus em parceria com a Ambev, acumulou 30 mil quilômetros em rotas de distribuição de bebidas em São Paulo.

Pelos cálculos das empresas, ao longo do período o veículo permitiu uma economia de mais de 6,5 mil litros diesel, tendo como referência a operação realizada por um caminhão convencional, além de deixar de emitir na atmosfera mais de 22 toneladas CO2, o principal gás de efeito estufa.

Com a pandemia e, consequentemente, bares e restaurantes fechados, o e-Delivery vem adquirindo novas experiências no dia-a-dia. A rota que antes se limitava do Centro aos redutos de bares da Zona Sul da cidade, como Itaim Bibi e Vila Madalena, agora varia conforme a demanda e, especialmente para entregas em supermercados espalhados em toda a capital paulista.

Para Daniel Sgarbi, diretor de Sustentabilidade e Suprimentos da Ambev, sem contar o benefício para o meio ambiente, o e-Delivery tem superado expectativas. “O veículo apresenta baixo índice de manutenção e, consequentemente, alta disponibilidade, algo que sem dúvida contou pontos em tempos tão desafiadores, no qual a distribuição urbana teve destaque em demanda e grande importância.”

Ecossistema da mobilidade elétrica

O e-Delivery faz parte de projeto ambicioso da fabricante de Resende (RJ). A empresa dá andamento na construção de um ecossistema de transporte de carga urbana baseado em veículos elétricos.

Ao mesmo tempo em que inicia produção de protótipos em fábrica laboratório, etapa que acelerará testes e definirá processos produtivos, encaminha o desenvolvimento de um novo modelo de negócio, da oferta do produto à infraestrutura.

“A pandemia mundial de Covid-19 impôs muitos desafios a toda sociedade, o que promoveu ajustes de rota. E mesmo assim, mantivemos nosso compromisso com a inovação e os avanços para a mobilidade sustentável, tema que continua prioritário na Volkswagen Caminhões e Ônibus”, resume em nota Roberto Cortes, presidente e CEO da VWCO.

De certo o maior empurrão pelo caminho da mobilidade elétrica ocorreu se deve à intenção de compra da Ambev de 1,6 mil caminhões elétricos da marca até 2023, o maior anúncio no mundo já feito para veículos de emissão zero de gases poluentes. A cervejaria pretende ter um terço da frota composto de caminhões elétricos.

Firme no propósito, a companhia de bebidas já tem sua própria usina solar de geração energia, instalada no seu maior centro de distribuição, no bairro paulistano da Mooca, de onde parte o e-Delivery em teste, e encaminha a construção de mais 30 estações solares em todo o País. A ideia é gerar eletricidade suficiente para abastecer 100% os 94 centros de distribuição que possui, além da frota elétrica do futuro.

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Foto: VWCO/Divulgação

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