A GWM trará da China ainda este ano, para testes, um caminhão movido a célula de combustível de hidrogênio. A informação foi transmitida pelo diretor comercial da empresa no Brasil, Oswaldo Ramos, durante o Electric Days 2023, evento global sobre mobilidade elétrica, logística verde e ações ESG que acontece no espaço Villa Blue Tree, na capital paulista nesta segunda-feira, 26, e terça-feira, 27.

“A ideia é utilizar o caminhão movido a célula de hidrogênio em percurso de ponta a ponta, sendo 200 km de ida e 200 km de volta, num total de 400 km. Já há estrutura para esse tipo de uso”, explicou o executivo, revelando que uma unidade chega agora no segundo semestre e mais duas no ano que vem. “Não adianta ter projetos relativos ao hidrogênio no País se não tiver caminhão para testar”, destacou.

A Great Wall Motors tem uma subsidiária focada em tecnologias de mobilidade a hidrogênio, a FTXT Energy Technology, responsável pela produção, na China, de caminhões movidos a célula de combustível de hidrogênio.

Em abril deste ano, subsidiária brasileira, que vai produzir híbridos flex no Brasil na fábrica de Iracemápolis, SP, antes pertencente à Mercedes-Benz, assinou acordo com o governo do Estado de São Paulo de parceria no desenvolvimento de tecnologias para produção de hidrogênio para uso em veículos movidos pelo gás no estado.

LEIA MAIS

Pioneira, GWM mostra vantagens da venda direta via convenção de marca

O objetivo da empresa chinesa, conforme revelado na ocasião, é produzir hidrogênio a partir do etanol e criar uma rota de veículos movidos a hidrogênio em São Paulo, com pontos de abastecimento nas suas duas extremidades. O projeto tem apoio da Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade, a InvestSP.

Vendas no Haval H6

Oswaldo Ramos também comentou após sua palestra no Electric Days sobre a venda do SUV Haval H6 no Brasil. Ele informou que até o final deste mês  a empresa conclui a comercialização de 2,7 mil unidades e mais 3 mil estão chegando para abastecer o mercado brasileiro a partir de julho.

“Nosso lançamento oficial será nesta terça-feira, 27”, informou o diretor comercial, garantindo que as demais ações feitas até agora foram para apresentação da marca e atendimento da pré-venda do modelo. Dentre os diferenciais do modelo plug-in da GWM, ele destaca sua autonomia com o motor elétrico, que chega a 170 km, quase o triplo dos seus principais concorrentes.


Foto: Divulgação/GWM

 

 

Alzira Rodrigues
ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!