Terceira colocada no ranking das marcas mais vendidas no País, a Fiat quer ganhar participação no mercado brasileiro com foco em maior proximidade com o cliente, novos produtos e um novo padrão visual e de atendimento em suas concessionárias. O projeto que visa revolucionar a marca passa pelo lançamento de um novo logotipo, que chegou com a nova Strada e gradativamente abrangerá toda a sua linha.

Diretor da marca Fiat e operações comerciais no Brasil, Herlander Zola diz ser este um momento especial para a marca, que não descarta voltar à liderança em 2 a 3 anos, quando o projeto atual estiver totalmente implementado. Ainda de fora do segmento que mais cresce no País, a montadora promete lançar dois SUVs no País, um em 2021 e outro no ano seguinte. O executivo admite que por causa da pandemia eles chegarão um pouco depois do previsto:

“Os novos produtos estarão em linha com o que havíamos definido antes da pandemia e as datas exatas dos lançamentos vão depender do comportamento do mercado. Pelo movimento de julho, que indica alta de 25% sobre junho, a recuperação poderá até ser mais rápida do que esperávamos”.

Além dos dois SUVs absolutamente distintos, a Fiat lançará motores turbo, uma nova transmissão automática e trará o 500 elétrico para o Brasil. Segundo a montadora, a campanha da nova Fiat Strada já evidencia a “nova cara da marca: ítalo-brasileira, pop, encantadora e espontânea”.

O nosso objetivo é levar a percepção da Fiat a um novo patamar, tornando a marca mais forte, desejada e reconhecida pelo apreço ao cliente”, explica o diretor da marca, que concedeu entrevista online nesta quarta-feira, 22. O executivo revelou ainda a versão Fiat Flag do novo logotipo, com representação gráfica das letras Fiat a partir de quatro barras verticais alinhadas que poderão variar de cor conforme o seu uso (foto abaixo).

 

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Este novo momento da Fiat no País se caracteriza principalmente por um novo modelo de negócios, que passa a focar o cliente como centro de tudo o que a empresa faz. O projeto exigiu mais de 1 ano de trabalho de diversas áreas da companhia e contou com o suporte da agência Ana Couto Branding. O novo logotipo é o 5º lançado no Brasil desde que a empresa chegou aqui já 44 anos.

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Um ponto de destaque na nova cara da Fiat, segundo Zola, é a remodelação da rede de concessionárias. Dez das 500 da marca espalhadas pelo País já se enquadram no novo padrão visual e de atendimento. “Queremos ter 50% até o final do ano que vem e 100% até 2022”, informa o executivo.

Ele explica que para enfatizar o novo conceito com referência nas raízes ítalo-brasileiras, cada detalhe dentro das concessionárias também se torna mais exclusivo, como ambientação visual e musical. Há uma nova proposta de área de conveniência para os clientes, além de a marca estar intensificando ainda mais a experência digital que ganhou força durante a pandemia.

“A Fiat sempre esteve no coração do brasileiro, mas sentimos que é necessário torná-la mais quente, mais próxima e antenada nas tendências do momento. Essa nova fase da Fiat, baseada nos principais anseios e expectativas do consumidor, vai impulsionar a marca em todos os aspectos para os próximos anos”, conclui Zola.


Fotos: Divulgação/Fiat