O sistema de produção da Volkswagen Caminhões e Ônibus, conhecido como Consórcio Modular, ganhou um novo integrante. Parceria confirmada na terça-feira, 21, coloca a Suspensys, da Empresas Randon, para dentro do complexo industrial da montadora para ser responsável pela pré-montagem de suspensões pneumáticas de caminhões e ônibus.

É a primeira vez, depois de 25 anos desde o início das atividades na fábrica de Resende (PJ), que o Consórcio Modular integra um parceiro para um novo componente. Na operação, a Syspensys também fornecerá do sistema modular de suspensões full-air concebido em conjunto pela Suspensys e VWCO para a linha de veículos. Parte desta operação, por enquanto, é feita fora da fábrica.

Aprimoramento de portfólio

Para Sergio Carvalho, vice-presidente executivo e COO das Empresas Randon, além fortalecer uma parceria comercial de mais de 30 anos entre as empresas, “com os investimentos e o fornecimento dos sistemas de suspensão pneumática, mais do que aprimorar nosso portfólio, estamos reforçando, junto ao mercado, nosso posicionamento como companhia que apresenta soluções inovadoras aos clientes.”

“O acordo vem para suprir uma demanda no mercado. Cada vez mais, nossos clientes buscarão conforto e eficiência operacional que a suspensão pneumática propicia aos veículos e estamos preparados para isso. Em meio a todo esse cenário difícil que a indústria está vivendo, fechamos uma nova parceria por acreditarmos que o futuro será melhor e promissor”, completa em nota Roberto Cortes, presidente e CEO da VWCO.

Segundo as empresas, a operação começa com uma fase piloto a partir de outubro de 2020 e início efetivo em 2021. Nos próximos meses, cabe à Suspensys instalar sua linha de produção em área reservada no complexo industrial de 4 mil m², de onde os componentes seguirão para montagem final.

Anúncio

Parceiro na produção

O Consórcio Modular da fábrica de Resende agora é integrado por sete fornecedores que dividem a responsabilidade da montagem dos veículos com a VWCO. Além da Suspensys com suspensões pneumáticas, a Maxion fornece chassis e rodas e entrega montados sistemas de freio, elétrico e combustível, suspensão dianteira independente e outros conjuntos e suportes nos chassis. Recentemente, agregou a Remon para montar rodas e pneus. A Meritor é responsável pelo conjunto de suspensões metálicas e eixos.

A Powertrain, joint venture entre Cummins e MWM International, fornece motores e monta conjuntos de transmissão e embreagem. A Aethra cumpre com os estampados e a montagem da cabine. A Carese toma conta da área de pintura e, finalmente, a Kroschu instala seus componentes eletrônicos, revestimento interno e externo da cabine.

LEIA MAIS

→Randon incorpora motor elétrico no semirreboque

→Empresas da Randon repensam o sistema de freio para aumentar sua durabilidade

→VWCO celebra 25 anos do anúncio da fábrica de Resende


Foto: João Lazzaroto/Suspensys/Divulgação