Com a finalidade de se tornar autoprodutora de energia elétrica de origem fotovoltaica, a Renault do Brasil anuncia que acaba de firmar parceira para utilização de um parque solar de 50 MW dentro do Complexo Fotovoltaico de Castilho (SP).

É a primeira montadora instalada no País a utilizar deste tipo de sistema como principal fonte para suprir a sua demanda operacional.

“Esse projeto permite que a Renault do Brasil continue utilizando energia elétrica limpa em seu processo produtivo e ainda se torne autossuficiente na geração, contribuindo com o sistema energético brasileiro de forma sustentável”, explica Ricardo Gondo, presidente da empresa.

Até então, a montadora fazia uso de energia limpa por meio da fonte hídrica. A partir de agora, utilizará um dos cinco parques solares do Complexo Fotovoltaico de Castilho, o maior do estado de São Paulo, que possui capacidade total de 270 MW, dos quais 50 MW garantirão 85% da energia elétrica utilizada nas fábricas de veículos e no centro administrativo da Renault. O objetivo é chegar a 100% no mês de dezembro.

LEIA MAIS

Renault aplica layoff na fábrica de São José dos Pinhais

Renault acumula 1 milhão de veículos exportados

“Este projeto evidencia a expertise da Comerc em atender demandas complexas e de grande porte com soluções sustentáveis em energia, como é o caso da Renault”, comenta Pedro Fiuza, vice-presidente de Geração Centralizada da Comerc Energia, resposável pela Usina. “Desta forma, garantimos que a montadora faça uma transição suave e assertiva de uma fonte que já era 100% limpa, como a hídrica, evoluindo para outra limpa e incentivada, que é a fotovoltaica”.


Foto: Divulgação/Renault

 

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!