A Mercedes-Benz decidiu estender o período do lay-off na fábrica de São Bernardo do Campo (SP) para até 31 de agosto. A suspensão temporária do contrato de trabalho, prevista em acordo coletivo, ocorre desde maio e estabelecia prazo de dois a três meses.

Como anunciado anteriormente, a medida se estende “em razão do atual nível de demanda de veículos comerciais no mercado brasileiro”, disse em nota a fabricante. O lay-off em curso impacta 1,2 mil trabalhadores nas áreas de produção de caminhões e agregados (eixos, transmissão e motores).

A Mercedes-Benz ressalta que as atividades na fábrica não estão totalmente paradas e seguem ao ritmo de um turno.

Desde a mudança de fase na legislação de controle de emissão de veículos pesados em 1º de janeiro, do Proncove P7 para P8, o mercado do segmento sofre com baixa demanda pelos novos produtos.

No primeiro semestre, dos 52,5 mil caminhões vendidos, apenas 23% (11,9 mil) foram fabricados em 2023. Em ônibus, a participação se mostra ainda menor: 11% (1,2 mil) de 11,3 mil emplacados.

A exemplo da Mercedes-Benz, também Iveco, Scania e Volvo anunciaram medidas em suas fábricas em busca de ajuste de produção.

LEIA MAIS

→Descontos para pesados não decola e produção segue em baixa

→1,2 mil metalúrgicos da Mercedes-Benz entrarão em lay-off a partir de maio


Foto: Mercedes-Benz/Divulgação

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!