Acompanhando o movimento em geral do mercado automotivo, as vendas financiadas cresceram em julho no segmento de veículos leves, beneficiado pelo programa do “carro com desconto”, e recuaram no de pesados, afetado este ano por conta de compras antecipadas decorrentes da mudança da tecnologia Euro 5 para Euro 6.

No total, segundo dados da B3, os financiamentos de veíuculos somaram 492 mil unidades entre novos e usados em julho, o que representou crescimento de 12,8% na comparação com idêntico mês de 2022 e de 1,5% em relação a junho. Os números contemplam além de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus, também as motocicletas.

No segmento de leves, houve crescimento de 11,2% ante julho do ano passado e de 5% sobre o mês anterior. Já o financiamento de  pesados caiu 6,6% na comparação interanual, apesar de pequena alta de 3,8% sobre junho, em função, principalmente, do maior número de dia úteis no mês passado.

LEIA MAIS

Em queda, produção de pesados segue em busca de ajuste à demanda

Julho, o melhor mês do mercado automotivo em 31 meses

O segmento que mais cresceu em relação a 2022 foi o de motos, com alta de 25,1%. No comparativo com junho, contudo, também registrou queda, no caso de 9,6%.

“O resultado de julho teve como destaque o aumento dos financiamentos de automóveis e comerciais leves, movimento explicado principalmente pelo efeito do programa de incentivos do governo (MP 1.175), com impacto direto nas vendas de veículos”, avalia Gustavo de Oliveira Ferro, gerente de Planejamento e Inteligência de Mercado na B3.

No acumulado do ano, as vendas financiadas de veículos somaram 3,2 milhões de unidades. O número representa alta de 6,7% em relação ao mesmo período de 2022, o que equivale a cerca de 205 mil unidades a mais.

A B3 opera o Sistema Nacional de Gravames (SNG), a maior base privada do País, que reúne o cadastro das restrições financeiras de veículos dados como garantia em operações de crédito em todo território nacional.


Foto: Pixabay

 

B3. Com o mercado, para o futuro.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!