A Toyota suspendeu nesta terça-feira, 29, a produção em todas as suas 14 fábricas de veículos no Japão. Em nota oficial, a empresa alegou que a medida se deve “a uma falha no sistema de ordens de produção ocorrida durante o período diurno de ontem (segunda-feira)”.

“Nossas operações foram suspensas em algumas plantas a partir do primeiro turno do dia 29 de agosto (terça-feira) e em 28 linhas em todas as 14 plantas a partir do turno noturno do mesmo dia”, continuou o montadora, que afirmou ainda que a produção deverá ser retomada em 25 linhas de 12 unidades a partir do primeiro turno desta quarta-feira, 30.

Diante da especulação de que os problemas técnicos são consequência de um eventual ataque externo, a montadora declarou: “Entendemos que o mau funcionamento do sistema não foi causado por um ataque cibernético. No entanto, continuaremos investigando a causa”.

Por conta das falhas, a fabricante ficou impedida de encomendar componentes aos fornecedores, muito deles atuando em regime de just-in-time, de forma a não gerarem estoques na montadora.

As plantas japonesas, informam agências internacionais, respondem por cerca de um terço da produção global da empresa. No primeiro semestre, fabricaram, em média, 13,5 mil veículos por dia.


 

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!