O Sindicato dos Metalúrgicos do ABC realizou assembleia nesta quinta-feira, 31, nos portões da fábrica Anchieta da Volkswagen, localizada em São Bernardo do Campo, SP. Seus dirigentes informaram sobre início de negociações com a montadora para ampliação em três anos do prazo do atual acordo vigente até 2025.

Essa extensão visa atender novo ciclo de investimento da VW em suas quatro fábricas no Brasil, com valor estimado em 1 bilhão de euros, algo em torno de R$ 5,5 bilhões pela cotação atual. Esse novo ciclo, que contempla novos produtos na fábrica do ABC paulista, teria duração de cinco anos a partir de 2026.

“O Sindicato tem negociado e cobrado novos investimentos, sobretudo, na nossa região. O que garante não só a permanência da planta em São Bernardo, como também ajuda no desenvolvimento e manutenção do parque de autopeças do ABC”, afirmou o diretor administrativo do sindicato e representante dos trabalhadores na Volkswagen, Wellington Messias Damasceno, durante a assembleia.

LEIA MAIS

CEO global da marca VW debate futuro ciclo de investimento no Brasil

Ele também adiantou que as negociações com a Volkswagen incluem a pauta da eletrificação. “Nosso sindicato tem debatido a necessidade do Brasil avançar nas tecnologias da eletrificação. Tanto elétrico puro quanto híbrido. Entendemos que nesta negociação essa discussão precisa estar contemplada”, complementou Wellington.

Questionada sobre o valor do investimento, a montadora limitou-se a divulgar uma nota: “As negociações sindicais são uma parte importante do relacionamento entre a Volkswagen e seus colaboradores. Com 70 anos de história no Brasil, a Volkswagen busca sempre o melhor entendimento e colaboração em benefício de seus colaboradores e do ambiente de trabalho”.

Na primeira semana de julho o CEO global da marca, Thomas Schäfer, esteve no Brasil para participar das comemorações de 70 anos da empresa no País.

Na ocasião, foi informado que o executivo participou de reuniões para definir o novo ciclo de investimento no País. De acordo com a montadora, o aporte em curso é de R$ 7 bilhões para o período 2022/2026.

Atualmente a fábrica da Anchieta conta com 8,2 mil funcionários, sendo cerca de 5 mil no chão de fábrica.


Foto: Divulgação/SMABC/Adonis Guerra

Alzira Rodrigues
ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!