Ainda há um longo caminho pela frente para o uso do hidrogênio no transporte se tornar realidade. Mas ao menos a Daimler Truck já aponta que o combustível tem vocação para as aplicações de longas distâncias rodoviárias.

Inciativa da fabricante batizada de #HydrogenRercordRun colocou na rodovia um protótipo do pesado Mercedes-Benz GenH2 para um desafio entre as cidades alemãs de Wörth e Berlin.

Em condições reais de tráfego e com 40 toneladas de peso bruto total combinado, o caminhão partiu na tarde de segunda-feira, 25, e finalizou viagem na manhã do dia seguinte, totalizando 1.045 quilômetros com apenas o abastecimento de hidrogênio líquido feito da partida. Para a façanha, o veículo foi equipado com dois tanques de 40 kg cada.

Para que ninguém duvide, todo o percurso, bem como o abastecimento da saída, teve inspeção da TÜV Rheinland, certificadora alemã de veículos e tecnologias.

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“Para descarbonizar o transporte, precisamos das tecnologias de tração a hidrogênio e a baterias elétricas. O ponto ideal para os caminhões movidos a células de hidrogênio está nas tarefas de transporte de longa distância flexíveis e exigentes. O hidrogênio em caminhões é tudo, menos conversa fiada”, disse Andreas Gorbach, membro do Conselho de Administração da Daimler Truck e chefe de Tecnologia de Caminhões.

A empresa acredita que descarbonização no transporte seguirá tanto pela aplicação de baterias quanto pelo hidrogênio. A primeira solução, entende a Daimler, se mostra mais adequada para a distribuição urbana ou mesmo em rotas rodoviárias fixas e, a segunda, para as longas distâncias.

A fabricante reforça que o hidrogênio líquido é o que tem mais potencial para o transporte. O tipo de combustível entrega mais densidade de energia em comparação ao gasoso, o que aumenta de maneira significativa a autonomia, comparável às dos caminhões movidos a diesel.


Foto: Daimler Truck/Divulgação

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