O mercado de scooters, que já responde por quase 10 % dos licenciamentos de motocicletas no Brasil, ganhará muito em breve mais um concorrente nacional. O primeiro produto da BMW Motorrad para o segmento, o C400 x, começou a ser fabricado em Manaus, AM.

O scooter, já apresentado no primeiro semestre, ainda não tem data de chegada às revendas confirmada. A BMW também não revelou o preço das duas versões de acabamento que comporão inicialmente a linha: convencional e Sport, ambas com motor de 350cc e 34cv potência máxima, acoplado à transmissão CVT.

Por enquanto, a montadora informa apenas que o modelo contará com equipamentos como controle de estabilidade automático, ABS, farol, lanternas e setas em LED, sistema Keyless para partida sem chave, além de tomada USB. A versão Sport terá ainda painel TFT e conectividade com smartphones.

“O lançamento da BMW C 400 X é um divisor de águas para a BMW Motorrad no Brasil. Assinala o retorno da marca ao segmento e nosso debute na produção nacional desse tipo de moto”, comemora Alex Donatti, diretor da fábrica do BMW Group.

Cabe exatamente a Donatti comandar a ampliação do cardápio de produtos montados na fábrica manauara e definida para o ciclo de investimento de R$ 50 milhões anunciado há um ano e que vai até 2025.

O  C400 X já é o terceiro modelo dessa fase, depois das motos F900 R, roadster lançada em novembro de 2022,  e da esportiva S 1000 RR, cuja produção começou em março deste ano. Para os próximos dois anos são aguardados mais quatro lançamentos.

Com o scooter, Manaus já tem dez modelos compartilhando sua linha de produção, que recebeu melhorias para aumentar a capacidade de 15 mil para 17 mil motos anuais, como expansão de 50% da área construída para 15 mil m². A empresa também projeta aumentar em 20% o atual quadro de funcionários até 2025.

LEIA MAIS

→ Novo Rota 2030 deve contemplar motos e tratores

→ Indústria de motos acelera produção e retoma níveis de 2012


Foto: Divulgação

 

George Guimarães
ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!