O fluído assim como todo o sistema hidráulico de freios, ao que parece, podem estar com seus dias contados. É o que sinaliza a gigante ZF, que acaba de apresentar em Xangai, China, um freio integralmente elétrico. Sim, com ele, os veículos frearão sem qualquer atuação hidráulica, tecnologia comum há mais de um século.

O novo sistema, fruto de trabalho conjunto dos centros de desenvolvimento da ZF na China, Estados Unidos e Alemanha, conta com um motor elétrico em cada roda para gerar a força de frenagem. Os sinais de freio do pedal para o motor elétrico  são transmitidos de forma puramente elétrico.

“Com esses sistemas by-wire, (por fios) estamos abrindo as portas para uma nova era de controle de veículos”, comemorou Holger Klein, CEO do Grupo ZF, que afirma que o novo sistema de frenagem permitirá maior liberdade criativa para o desenvolvimento e desenhos dos  próximos veículos.

ZF freios

Segundo a ZF,sistema brake-by-wire (freios por fios) é mais eficiente,tem distâncias de frenagem mais curtas, melhor recuperação da energia da frenagem e menores custos de manutenção. Estudos da fabricante comprovaram que, durante a frenagem automática de emergência, o novo sistema pára integralmente um veículo que estava a 100 km/h nove metros antes do que um freio convencional.

Dispensar o sistema hidráulico, afirma a ZF, pode representar ainda custos reduzidos de montagem e logística, seja durante a produção do veículo, uma vez que o sistema utiliza menor número de peças, como também no uso, já que não há fluidos para trocar, o que reduz a quantidade de manutenções necessárias.

LEIA MAIS

→ ZF localiza produção da unidade de controle eletrônico do ESC

ZF estreia fornecimento de componentes para veículo elétrico no País

O brake-by-wire, entretanto, pode não aposentar integralmente a solução hidráulica, mas também atuar em conjunto, caso a montadora julgue mais adequado, por exemplo, em termos de custos ou devido a vantagens técnicas.

São possíveis formas híbridas como, por exemplo, um sistema hidráulico na frente e um sistema puramente elétrico no eixo traseiro, lembra a ZF, que não estipulou uma data para a chegada da nova tecnologia às ruas nem em quais produtos, embora tenha divulgado imagem de um BYD supostamente equipado com ela.


Foto: Divulgação

 

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!